Facebook lidera ranking de estratégia de publicidade eficaz
Em seguida, aparecem o Instagram e o YouTube no Top 10 dos anunciantes da YouGov, multinacional de pesquisas on-line
atualizado
Compartilhar notícia
O Facebook ocupa o primeiro lugar quando o assunto é estratégia de publicidade. O dado faz parte da YouGov, multinacional de pesquisas on-line que rastreia mais de 440 marcas no Brasil por meio da plataforma YouGov BrandIndex, que divulgou o Top 10 dos anunciantes de janeiro. Em seguida, aparecem o Instagram e o YouTube.
A consciência da publicidade de uma empresa é baseada na pergunta: “De quais das seguintes marcas você viu um anúncio nas duas últimas semanas?”.
Os dados foram coletados com adultos residentes no Brasil de 26 de dezembro de 2023 a 25 de janeiro de 2024.
A pontuação de consciência da publicidade é baseada em uma média móvel de quatro semanas. A mudança nas pontuações de cada marca é calculada tomando a diferença entre os dias de maior e menor pontuação dentro do período.
A principal rede social da Meta, que neste mês de fevereiro comemora 20 anos, foi a que mais aumentou a pontuação de consciência da publicidade no período analisado. A marca registrou um aumento de 8,41 pontos entre os dias de pior e melhor desempenho nesse indicador, que reflete a porcentagem de adultos brasileiros que se lembram de ter visto um anúncio de uma empresa recentemente.
O Instagram obteve o segundo maior crescimento entre os dias de pior e melhor desempenho do período, com um aumento de 8,22 pontos. Já a plataforma de vídeo YouTube (+7,3 pontos), a empresa de telefonia TIM (+6,98) e o videogame Roblox (+6,74) ficaram em terceiro, quarto e quinto lugares respectivamente.
O restante do Top 10 da lista do Anunciante do Mês de janeiro é ocupado por marcas de outros setores: a linha de produtos de beleza Clear (+6,55), a marca de carros Chevrolet (+6,37), a linha de produtos de saúde bucal Colgate (+6,37) e o serviço de entrega em domicílio do McDonald’s, McDelivery (+6,21).
David Eastman, diretor-geral da YouGov na América Latina, avalia que o fato de as três principais marcas no ranking de janeiro do Anunciante do Mês no Brasil serem redes sociais é consistente com a força do consumo dessas plataformas ao longo de 2023.
Segundo ele, números históricos do YouGov Profiles afirmam que o conteúdo presente em sites como Facebook, Instagram e YouTube continua sendo o mais usado no país. “O crescimento dessas marcas na consciência da publicidade sugere que essa popularidade se manterá no longo prazo”, defende.