Estudo revela o impacto das parcerias entre influencers e marcas
Levantamento da Tunad e Macfor explica como esse mecanismo funciona de forma bastante positiva para as empresas
atualizado
Compartilhar notícia
É cada vez mais comum ver influencers trabalhando em parceria de publicidade com as empresas. A operadora Oi, por exemplo, teve o comediante e youtuber Whindersson Nunes; a Monange contou com a ex-BBB Camilla de Lucas; e a cantora Anitta fechou com a Skol Beats.
Por esse motivo, a Tunad, plataforma de inteligência de mídia, em parceria com a Macfor, agência full service de publicidade digital, fez um levantamento que explica o impacto dessas parcerias e o quanto as características desse mecanismo são vistas de forma positiva pelas marcas.
Segundo a pesquisa, hoje os micro e médio influenciadores representam mais de 80% dos criadores de conteúdo do Brasil. Ainda que não tenham o mesmo alcance de grandes influencers, eles oferecem uma maior aproximação com o público, principalmente se o intuito é atingir nichos ou regiões específicas.
Por isso, as marcas investem cada vez mais em parcerias com médios e micro influenciadores.
A Natura, por exemplo, escolheu o influenciador Lucas Silvestre como inspiração de makes para o Halloween. O alcance no post teve um aumento de 5.344% em comparação com os outros reels do mês.
Um segundo exemplo ocorreu com a Monange. A marca fez uma parceria com a influenciadora Laíris Trindade que fala sobre moda, beleza e cabelos crespos no perfil dela. A parceria foi para promover a linha de cremes corporais de hidratação intensiva da empresa. De acordo com a Tunad e a Macfor, ao ser analisado o engajamento do post patrocinado com o engajamento do mês de outubro, foi possível perceber a diferença de +17,4%.
“As empresas trabalham com influenciadores porque eles são uma forma eficaz de engajar o público. Influenciadores digitais têm seguidores leais e envolvidos, o que significa que suas recomendações e opiniões são valorizadas e confiáveis. Além disso, a mensuração do sucesso de campanhas com influenciadores é crucial para entender o ROI (retorno sobre investimento) e ajustar estratégias futuras”, aponta Fabrício Macias, Co-CEO da Macfor.
“Trabalhar com influenciadores pode ser uma ótima forma de engajar o público porque eles possuem uma conexão autêntica e de confiança com seus seguidores, o que facilita a promoção eficaz de produtos e ideias alinhadas com os interesses de sua audiência”, afirma Cesar Sponchiado, CEO da Tunad.
“O estudo mostra que, mais do que trabalhar com influenciadores, é preciso ter uma abordagem estratégica, onde as marcas possam olhar desde o fit com a ideia a ser promovida até o investimento e impacto real projetados. Muitas vezes os gestores querem ‘surfar a onda do momento’ e acabam calibrando mal o retorno”, completa Fabrício Macias.