Especialista explica como empresas devem investir em SEO de vídeos
Talita Lombardi traz dicas de como usar palavras-chave para melhorar a estratégia de alcance das publicações
atualizado
Compartilhar notícia
A produção de vídeos para a internet é, atualmente, uma das principais estratégias usadas por empresas que querem atrair mais clientes. Pode ser live commerce, vídeos tutoriais, informativos ou de apresentação. Há inúmeros formatos capazes de atender diferentes tipos de demandas. Só no Youtube, por exemplo, são aproximadamente 1 bilhão de usuários por dia conectados pelo celular.
Somente no Brasil, 70% dos internautas declaram que já compraram algo após assistir um vídeo na plataforma. Os dados do Google mostram ainda que 68% dos brasileiros assistem conteúdos no YouTube sobre produtos ou serviços antes de fazer uma compra e 55% acreditam que a rede social é o espaço ideal para conhecer novos produtos, serviços e marcas.
Só que a estratégia não consiste somente em produzir o material e veicular. Há uma etapa importante que poucas empresas consideram: o uso correto de SEO (Search Engine Optimization). A chamada otimização para mecanismos de busca (a sigla é em inglês) não é somente para ajudar textos a terem uma visibilidade melhor e alcançar mais gente.
Segundo Talita Lombardi, especialista em marketing digital, o uso de SEO vai além da escolha das tags do vídeo. Para que o conteúdo esteja entre as primeiras posições na busca do Google, o ideal é que essas palavras sejam definidas antes mesmo do vídeo ser gravado. Além disso, para melhor performance, a palavra-chave deve estar no nome do arquivo que vai subir, na capa do vídeo, no título, além de duas a três vezes na descrição, que deve ser detalhada, e por fim, nas tags. “É um trabalho repetitivo, mas a função é mostrar ao algoritmo que estamos sendo consistentes entre o que está escrito e o que está no vídeo”, diz Talita.