Entretenimento e comunicação: o que esperar para 2025
Em um segmento em constante alta e tendências latentes, é necessário que profissionais e empresas estejam sempre a par das inovações
atualizado
Compartilhar notícia
O mercado global de filmes e entretenimento deve crescer a uma taxa média de 7,2% ao ano, alcançando uma receita de US$ 170 bilhões em 2030. Esses dados são da consultoria Deloitte.
Em um segmento em constante alta e tendências latentes, é necessário que profissionais e empresas estejam sempre a par das inovações.
Pensando nisso, a thanks for sharing, por meio da CEO e fundadora Simone Cyrineu, apresenta sete tendências para o setor em 2025. Confira:
Personalização e inteligência artificial
Segundo dados do Anuário da Comunicação Corporativa 2024, 69% das agências já utilizavam IA nos processos de trabalho, sendo a produção de conteúdo a área mais beneficiada.
Nessa linha, a personalização da comunicação por meio de IA permitirá que mensagens sejam adaptadas não apenas ao nome do destinatário, mas também ao comportamento, preferências e necessidades específicas, o que inclui desde sugestões de conteúdo relevantes em plataformas internas até a criação de campanhas de marketing ajustadas ao perfil de cada cliente.
Já internamente, a inovação pode ajudar na criação de mensagens que tenham melhor entendimento em diferentes equipes, levando em consideração localização, cultura e estilo de trabalho.
Transparência e clareza
Em vez de grandes anúncios feitos ocasionalmente, a tendência será manter todos informados por meio de atualizações regulares e de fácil acesso, valorizando a geração de confiança e engajamento entre funcionários e com o público externo.
Essa prática não só previne mal-entendidos como também promove um ambiente de trabalho em que todos se sentem parte do processo e das decisões.
“A tendência, ao meu ver e seguindo os valores da thanks for sharing, é que a transparência também se estenda às práticas empresariais, com uma comunicação mais aberta sobre políticas, metas e resultados, o que pode fortalecer a reputação e a relação com clientes e parceiros”, opina Simone Cyrineu, CEO e fundadora da empresa.
Inovação e tecnologia como diferenciais competitivos
O investimento em novas tecnologias, como as já citadas anteriormente de inteligência artificial e automação, se faz cada vez mais essencial para manter a competitividade.
Capacitar as equipes em ferramentas digitais e novas formas de comunicação, como podcasts e vídeos curtos, deve continuar sendo uma prioridade entre as tendências de comunicação e produção de vídeos corporativos para 2025.
“A inovação não é mais uma opção, mas uma necessidade para a eficiência operacional e a entrega de valor aos clientes”, afirma Cyrineu.
Redes sociais e marketing de influência
As plataformas de redes sociais, como TikTok e Instagram, tendem a ganhar ainda mais relevância, com foco em conteúdo de vídeo e engajamento visual. Outro destaque é o YouTube Shorts que, recentemente, ganhou novas atualizações e segue se tornando competitivo na busca por atenção do usuário.
O marketing de influência, por sua vez, segue crescendo, com as agências formando parcerias estratégicas com influenciadores para alcançar audiências personalizadas de maneira mais autêntica, co-criada, transparente e por meio de conexões cada vez mais genuínas.
Análise de dados e Big Data
“As empresas precisam ser cada vez mais assertivas na tomada de decisões. Por isso, a utilização de ferramentas de análise de dados e Big Data as colocará à frente, melhorando a eficácia de campanhas – não somente em vídeos – e a segmentação de públicos. Além disso, insights derivados de dados podem criar mensagens mais relevantes e direcionadas. Isso é, mais personalizadas para o cliente final, foco de toda a estratégia de negócios”, avalia a especialista.
Comunicações unificadas
As plataformas de comunicação precisam estar integradas para que diferentes canais proporcionem uma experiência coesa e consistente ao cliente.
E não somente nesse sentido, mas também as ferramentas de colaboração digital contribuem para o trabalho remoto e entre equipes de diferentes companhias, como cliente e fornecedor, no caso, permitindo, portanto, que a comunicação entre os times seja mais eficiente e fluída.
Foco na comunicação de crises e reputação
Fortalecer as estratégias de gestão de crises e de comunicação assertiva será essencial para proteger e melhorar a reputação corporativa – seja no ambiente das mídias digitais ou na imprensa.
Em tempos de incerteza e volatilidade, a melhor estratégia é estar preparado, uma vez que a capacidade de gerenciar crises de maneira eficiente e transparente pode diferenciar os players do mercado.
Por fim, a comunicação corporativa é fundamental para garantir que os objetivos da empresa sejam compreendidos e alcançados, facilitando o alinhamento entre equipes, a tomada de decisões e a construção de relacionamentos com clientes, parceiros e outras partes interessadas.
As tendências para 2025 destacam a necessidade de fornecedores de conteúdo em vídeos ou escritos de se adaptarem e inovarem de forma contínua para atender às demandas do mercado e às expectativas dos clientes.