metropoles.com

Empresas não alcançaram metas de marketing em 2023, aponta estudo

Pesquisa Panorama de Marketing 2024 da RD Station analisa também o uso da IA, do WhatsApp e de operações de e-commerce

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
thianchai sitthikongsak/Getty Images
Empresas não alcançaram metas de marketing em 2023, diz pesquisa – Metrópoles
1 de 1 Empresas não alcançaram metas de marketing em 2023, diz pesquisa – Metrópoles - Foto: thianchai sitthikongsak/Getty Images

A segunda edição da Pesquisa Panorama de Marketing feita pela RD Station, que atua em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil, mostrou que 75% das empresas não conseguiram atingir as metas de marketing em 2023. Apesar do cenário desafiador, a maior parte dos entrevistados (78%) têm expectativas de crescimento neste ano.

Os Panoramas de Marketing e Vendas 2024 são estudos feitos pela RD Station, com o apoio da Totvs, RD Station Conversas, Exact Sales e Lexos, sobre o cenário brasileiro de marketing e vendas. Foram entrevistados mais de 3 mil profissionais das áreas, sendo 1.827 de marketing e 1.484 de vendas — e analisados bilhões de dados das ferramentas RD Station Marketing e RD Station CRM.

“Vimos que as empresas seguem com dificuldades de bater as metas de marketing, mantendo os 75% do último Panorama de Marketing e, também, um aumento de 25% para 36% versus a edição anterior daquelas que não têm metas definidas”, afirma Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

“Isso reforça nosso posicionamento sobre a importância da definição de metas claras e indicadores de desempenho para o sucesso das equipes que atuam nessa área, de modo que elas consigam saber se estão evoluindo ou não em suas estratégias”, complementa o CMO. “Além disso, é fundamental fazer uso correto dos canais em todos os processos do funil de marketing, desde a geração de leads, bem como adotar tecnologias para melhorar o relacionamento com os clientes e alcançar melhores resultados.”

Entre as empresas que tiveram sucesso em atingir os objetivos, os setores de maior destaque foram o varejo (37%), o e-commerce (34%) e o de saúde e estética (33%).

Expectativas

Para 2024, mesmo em meio a um cenário com desafios, 78% dos entrevistados revelaram ter expectativas de crescimento e 49% afirmaram que investirão mais do que em 2023 nas ações de marketing.

Dentre os principais objetivos apontados, estão gerar mais demandas de vendas (34%), mais reconhecimento da marca (29%) e inovar nas estratégias de marketing digital (15%).

Uso de inteligência artificial no marketing

Com a popularização das ferramentas de inteligência artificial desde 2023, o setor de marketing também passou a fazer uso de recursos de forma estratégica.

Se, no Panorama de Marketing do ano passado, 73% dos profissionais destacaram a IA como principal tendência para aumentar a produtividade, nesta edição já se percebe, de fato, o uso por grande parte das equipes de marketing (55% dos respondentes).

Vale destacar que 64% das empresas que usam IA alcançaram objetivos enquanto 34% das que não usam conseguiram atingir as metas. O destaque fica, principalmente, entre as agências de marketing, com 71% de atingimento.

Conversacional e WhatsApp

Quando questionados sobre o uso de canais, o WhatsApp segue em destaque como um dos que mais teve crescimento desde o último ano, sendo utilizado por 70% das empresas nas estratégias – 60% declararam usar na edição 2023. Os negócios B2C são os que mais utilizam – 72% frente a 61% dos negócios B2B.

Dentre os principais usos apontados pelos profissionais estão:

  • Envio de mensagens individuais ou por lista de transmissão de forma manual (45%)
  • Captação de leads com botão de WhatsApp (44%)
  • Captação de leads vindos de anúncios de mídia paga (39%)
  • Como uma plataforma que integra WhatsApp e demais canais digitais, como Facebook, Instagram, Telegram etc. ( 34%)

Na temática de tendências, o uso do WhatApp por meio da atuação omnichannel (multicanal) aparece como a segunda tendência mais apontada pelos respondentes. A inteligência artificial segue como principal, com 61% dos respondentes destacando o uso para mais produtividade e eficiência na operação.

“O Panorama de Marketing 2024 destaca a singularidade do marketing brasileiro em relação ao que se vê em pesquisas similares de outros mercados, e é um verdadeiro guia para os times. Se reflete como um índice de acompanhamento, no qual, a cada edição, conseguimos ver a evolução dos dados e entender o cenário nacional, propondo novas soluções e produtos”, explica Bernardo Brandão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?