E-commerce é uma das principais opções de compra dos brasileiros
Levantamento é da Magis5 que aponta o desempenho dos principais players de marketplace na América Latina
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo com a crise e a alta da inflação, o e-commerce cresce como uma das principais opções de compras dos brasileiros. Pelo menos é o que aponta um levantamento conduzido pela Magis5, startup que desenvolve soluções para integração com players de marketplaces e plataformas de e-commerce. A modalidade segue em crescimento na América Latina, alcançando a marca dos 139 bilhões de reais em 2021.
A empresa buscou dados nos principais players envolvidos no e-commerce como VTEX, Magalu, Mercado Livre e Americanas com o intuito de entender a situação atual desse mercado e também traçar estratégias para ações futuras.
O primeiro trimestre de 2022 foi positivo para players de e-commerce, como a VTEX, multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce; e clientes como Sony, Walmart, Coca-Cola e AB InBev, que apresentaram um crescimento em receita e GMV (métrica que se aplica ao varejo on-line que ajuda as empresas a identificarem quanto de receita foi gerado pelos seus canais digitais em um período específico) de cerca de 30% em relação ao mesmo período de 2021.
Já a Magalu apresentou um crescimento de 13% trimestral, com participação no e-commerce. Mesmo após a reabertura das lojas físicas em todo o território brasileiro, as vendas on-line representam mais de 72% de todas as vendas da empresa, número que até 2020 representava somente 53% de todas as vendas.
Nos últimos dois anos, a Magalu cresceu cerca de 149% no número de vendas on-line, sendo o principal motor de crescimento acelerado do e-commerce, com 36% das vendas e cerca de 180 mil sellers vendendo de forma legal e formal.
A Americanas, antiga B2W, apresentou um crescimento de quase 22% e uma receita líquida de R$ 6,8 bi. O Mercado Livre, player do e-commerce nacional, apresentou um crescimento de GMV de 32% em relação ao ano de 2012.
“Essas tendências e o atual cenário e mudanças no comportamento do consumidor já refletem no comércio eletrônico brasileiro. Apesar deste impacto, aqui dentro da Magis5, mês a mês, estamos com um crescimento constante e consistente”, reforça Claudio Dias, CEO da Magis5.