Dicas para as empresas construírem uma marca forte
De nada adianta aplicar capital no negócio e nos produtos se as pessoas não conhecem a empresa, afirma Américo Talarico, da LivePerson
atualizado
Compartilhar notícia
Se destacar no mercado, se tornar líder de categoria e ter uma legião de clientes fidelizados é o sonho compartilhado por muitas marcas. Porém, para atingir esses objetivos, a empresa precisa investir — e muito — em ter uma marca forte.
De nada adianta aplicar capital no negócio e nos produtos se as pessoas não conhecem a empresa. Ou, ao contrário, como a companhia ser amplamente reconhecida e não oferecer um atendimento de qualidade.
Para que uma organização tenha um nome forte no mercado é necessário atender vários requisitos. Abaixo, veja cinco pontos que auxiliam na construção da imagem:
Conheça seus diferenciais
Saber quais são os seus pontos fortes e de que forma você se destaca dos seus concorrentes é fundamental para vender mais e conquistar novos consumidores.
Esteja presente nos canais que seus clientes utilizam
É necessário conhecer o perfil do público e saber em quais canais de comunicação eles estão. Se a maioria dos clientes utiliza o WhatsApp no dia a dia, por exemplo, oferecer um atendimento via a ferramenta facilita a comunicação, aumentando as chances de conversão.
Crie uma relação de confiança
Para gerar confiança nos consumidores as empresas precisam ser transparentes, sinceras e ter um alto índice de resolução de problemas. Essas características são o ponto de partida para uma marca se consolidar no país.
Torne o sucesso do cliente o foco da sua estratégia
É muito comum que ao encontrar uma nova marca o cliente busque conhecer o histórico de relacionamento. A tecnologia é uma grande aliada para que a empresa promova uma experiência de comunicação positiva, principalmente em relação à resolução de problemas: a IA, por exemplo, pode ser usada para sanar dúvidas em conversas no WhatsApp de maneira rápida.
Faça a análise dos dados para melhoria contínua
Uma marca forte não se constrói do dia para noite. O feedback dos clientes pode ajudar no processo de melhoria da marca. Analisar o histórico de comunicação com os consumidores é algo bastante valioso para as empresas, pois geram insights importantes. Seguindo esses pilares a sua empresa terá uma base sólida para se tornar uma marca forte, reconhecida como autoridade no mercado.
Américo Talarico é diretor de Pré-Vendas Latam da LivePerson, empresa global de tecnologia que desenvolve software de IA para comunicação entre marcas e clientes.