Dicas de livros e filme que podem certamente te ajudar no trabalho
A seguir confira as indicações de Gui Rios, da SA365, Clarissa Da Rosa e Rachel Frota, da Muta, e Bruno Moreira, da eKyte
atualizado
Compartilhar notícia
Oxigenar a mente também é importantíssimo para começar a semana bem. Por isso, toda semana aqui na M Buzz reunimos indicações de séries, podcasts ou livros de profissionais de marketing, publicidade e comunicação.
As dicas não precisam ser necessariamente sobre o mercado, mas quase sempre tem algum ingrediente de comunicação. Não tem jeito!
Gui Rios (fundador e diretor executivo da SA365)
Indicação: How Charts Lie (em inglês)
“O espanhol Alberto Cairo, casado com uma brasileira e vivendo nos Estados Unidos, percorre neste livro magnífico – para quem gosta de dados -, os piores exemplos de infográficos usados em campanhas políticas e meios de comunicação com o objetivo único de contar uma versão dos fatos, ou seja, uma mentira. O livro, ao contrário do que fala o título, não pretende ensinar profissionais de marketing e de dados a mentir, mas a exercer o senso crítico para interpretar dados e criar infográficos profissionais.”
Clarissa Da Rosa e Rachel Frota (Muta Ecossistema)
Indicação: My Inside Story of Cambridge Analytica and How Trump, Brexit and Facebook Broke Democracy (em inglês)
“O livro faz uma análise profunda dos bastidores, aborda a trajetória de construção dos algoritmos, mostra influência das big techs no mercado a ponto de provocar mudanças de comportamento das pessoas. Contextualiza a construção em torno das plataformas de social media e o nosso papel como sociedade, revisitando valores e questionando os modelos. Expõe ainda a questão do uso dados dos usuários das plataforma e a fragilidade desses mecanismos.”
Bruno Moreira (diretor de Negócios da eKyte)
Indicação: Wag the Dog (filme)
“É de 1997, mas ainda muito atual. O cenário do filme traz a eleição presidencial americana daquele ano, onde um dos candidatos à presidência comete um deslize e os concorrentes utilizam a informação para acabar com a reputação dele. Um especialista em gerenciamento de crise é acionado (Robert De Niro) e inicia-se uma estratégia de comunicação que envolve até mesmo uma falsa guerra com outro país. Este filme é uma lição sobre marketing e como a mídia pode ser manipulável. É incrível ver como os especialistas da área fazem uma sobreposição de informações para um gerenciamento de crise.”