metropoles.com

Dia do consumidor, a Black Friday do primeiro semestre

Como analisar conversas com clientes pode ter ajudado a criar estratégias vencedoras para a data, explica Leonardo Rios, CSO da Knewin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anna Shvets/Pexels
Consumidor
1 de 1 Consumidor - Foto: Anna Shvets/Pexels

O Dia do Consumidor, oficialmente comemorado no último dia 15 de março,  se tornou uma das principais datas para grande parte do varejo. Empresas de diversos segmentos e tamanhos já o incluíram em seus calendários, criando ações, campanhas e promoções especiais para a ocasião. Mas, sendo uma data com nenhum apelo emocional – como o sucesso que é o Dia das Mães ou Natal, por exemplo – surgem dúvidas dos especialistas em marketing e vendas na hora de planejar a melhor estratégia de comunicação para a data.

Posso afirmar, baseado em dados, que o Dia do Consumidor está para o primeiro semestre, assim como a Black Friday está para o segundo. Para se ter uma ideia do que estou falando, segundo dados do relatório Webshoppers da Ebit Nielsen, em 2021 o e-commerce atingiu o maior patamar histórico de vendas, totalizando mais de 53 bi, representando 31% de crescimento em relação ao mesmo semestre do ano anterior.

Este ano não foi diferente: segundo dados do indicador MCC-ENET, uma parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital, o mercado digital cresceu 20,56% em janeiro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Isso demonstra um constante crescimento do e-commerce no Brasil.

O cenário econômico atual, impactado principalmente pela pandemia, levou à inflação e, consequentemente, à alta dos preços. No Brasil, as crises econômicas e a alta taxa de desemprego colocam os consumidores em alerta e os varejistas em uma prova de fogo: como vender diante de um contexto repleto de variáveis?

Segundo a análise que produzimos aqui na Knewin com as nossas metodologias e ferramentas proprietárias, entre os mais de 79.000 tweets recolhidos nos primeiros 21 dias de março e que mencionaram a data, às palavras “promoção”, “promoções”, “oferta” e “ofertas” aparecem em 22,19%, seguidos das conversas que mencionam “cupom” ou “cupons” (14,46%). Quem não ouviu e não entendeu que preço era fator determinante na preferência dos consumidores pode ter perdido grandes oportunidades.

No mesmo levantamento, o time da Knewin verificou quais foram as marcas ou empresas mais mencionadas. Curiosamente, as cinco primeiras eram marketplaces: Amazon (19,63%), Shopee (14,59%), Americanas (2,83%), Submarino (2,58%) e Magazine Luiza (0,76%).

Além dos investimentos realizados em ações de comunicação, essas empresas são conhecidas pelas estratégias de preços mais agressivas, com melhores descontos e negociações com fornecedores. Isso somado ao grande portfólio de vendedores em um único lugar, o que gera uma competição natural entre os mesmos.

O Dia do Consumidor está, a cada ano, conquistando seu espaço também no planejamento das famílias. Mais do que nunca, é preciso ter um olhar cuidadoso para o comportamento dos consumidores, entender suas expectativas e trabalhar para atendê-las com uma estratégia antecipada. Essa atenção faz com que a empresa seja inovadora e, acima de tudo, encante e engaje seus clientes oferecendo o que de fato importa em um momento repleto de desafios econômicos e sociais em que vivemos.

Leonardo Rios ocupa o cargo de CSO (Chief Sales Officer) na Knewin, referência em monitoramento e análise de mídia espontânea no Brasil e na América Latina. Mais de 15 anos de experiência em vendas de TI e comunicação. Mestre em Sistemas de Informação pela UFRGS e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?