metropoles.com

Desmistificando o avanço da IA nas agências de comunicação

Renata Victal, sócia fundadora da Bixcoito Digital, diz que a magia acontece quando humanos e a IA se unem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yuichiro Chino/Getty Images
Ilustração mostra uma mão robótica com dados sendo projetados pela palma - Metrópoles
1 de 1 Ilustração mostra uma mão robótica com dados sendo projetados pela palma - Metrópoles - Foto: Yuichiro Chino/Getty Images

A inovação é incontestável e não pode ser parada. E isso, em todas as áreas. Temos assistido o avanço da inteligência artificial (IA) “roubando” empregos e atingindo o cerne de muitas agências de comunicação. Mas será que estamos mesmo perdendo essa batalha para as máquinas?

Considero esse um questionamento natural. Afinal, qual será o papel humano em meio à crescente influência da IA. Nas agências, onde a criatividade e a empatia são essenciais, observamos imagens incríveis sendo criadas em segundos sem qualquer ajuda de designers e textos complexos, sobre os mais variados temas, sendo escritos sem a pesquisa ou expertise de nenhum jornalista. Ora, para que servimos, então? Deveríamos temer o avanço da IA?

Para todas as perguntas que fiz acima, minha resposta é única: Não! Nós não estamos perdendo batalha alguma para máquinas e não devemos temer o avanço da IA.

Penso na tecnologia como uma nova colaboradora da minha agência, por exemplo, mas jamais substituta de uma pessoa. As máquinas podem e devem processar dados e realizar tarefas repetitivas, liberando os profissionais de comunicação para focar em atividades criativas e estratégicas.

Acredito que a verdadeira magia acontece quando humanos e IA se unem, criando soluções inovadoras e personalizadas para os clientes. E, independente do tamanho da agência, todas podem se beneficiar enormemente da IA ao automatizar processos, analisar grandes volumes de dados e oferecer insights valiosos. Isso não apenas economiza tempo, mas também melhora a precisão das estratégias de comunicação. Profissionais podem se concentrar em interpretar esses dados e transformá-los em campanhas significativas.

Se tem algo de diferencial no ser humano é a criatividade. A IA pode gerar ideias baseadas em dados, mas a capacidade de criar uma narrativa envolvente, entender as nuances da cultura e capturar emoções complexas são talentos humanos inigualáveis. Para mim, as agências continuam sendo os catalisadores de inovação e originalidade.

Embora chatbots e assistentes virtuais possam fornecer respostas automáticas, que odiamos na maioria dos casos, a verdadeira conexão emocional ocorre quando há um toque humano. E não há aqui um leitor deste texto que não tenha tido uma experiência horrível com chatbots. Eles são incríveis, mas não servem para tudo, não resolvem tudo, não entendem a nossa alma e as nossas emoções e necessidades.

A rápida evolução da tecnologia requer profissionais de comunicação que estejam dispostos a aprender continuamente. Você, por exemplo, tem estudado sobre IA? Já fez algum curso? Como sua agência está atuando?

Você tem investido em programas de treinamento para capacitar suas equipes a utilizar efetivamente as ferramentas de IA disponíveis?

O conhecimento é a chave para transformar a incerteza em oportunidade. Em vez de temer o avanço da IA, as agências de comunicação devem abraçá-lo como um catalisador para a inovação.

Ao integrar a inteligência artificial de maneira estratégica, podemos liberar o potencial criativo dos nossos profissionais. Para mim, a verdadeira revolução ocorre quando humanos e máquinas colaboram, criando um futuro onde a comunicação é mais inteligente, eficaz e, acima de tudo, humana.

Formada em jornalismo pela PUC-RJ há 23 anos e pós-graduada em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas na USP, Renata Victal acumula experiência em Comunicação Empresarial, mídias digitais e jornalismo impresso e on-line. Há um ano fundou a Bixcoito Digital, agência de PR e Digital, e vem ajudando empresas e profissionais liberais e construírem suas marcas e reputações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?