“Crie uma marca com propósito e valores”, aconselha Boca Rosa
Durante o RD Summit, Bianca Andrade contou a própria história e mostrou o porquê da marca dela ter dado tão certo
atualizado
Compartilhar notícia
Santa Catarina — “E se sua marca fosse uma pessoa?” Foi instigando o público que a youtuber, empresária e influenciadora digital Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, abriu a palestra dela no RD Summit — evento de Marketing e Vendas nesta quinta-feira (27/10) em Florianópolis (SC), no qual o Metrópoles está presente para cobrir os principais cases que permeiam os setores.
Nascida e criada numa favela do Rio de Janeiro, a ex-participante do BBB 20 não tinha como abrir uma empresa, mas conta que com 16 anos já sabia que o propósito dela era levar autoestima e mudar a realidade das pessoas com produtos de maquiagem. “Comecei a humanizar a minha marca, mesmo sem ter recursos para isso. Primeira coisa que descobri foi uma paixão ao maquiar minha mãe. Lembro também que, na minha sala de aula, eu maquiava minhas colegas. Então, mesmo antes de ser trabalho, já era um propósito”, rememorou.
A empresária ressaltou que quando chegou à internet tudo ainda era “mato”. Ela então começou a ensinar truques de maquiagem por meio do Orkut e, em seguida, criou um blog. Ela lembra que um belo dia veio à cabeça as palavras Boca Rosa, nome que colocou no primeiro blog. “Eu improvisava bastante por não ter dinheiro. Lembro também de uma frase que é a seguinte ‘Projeto bom é projeto na rua’. Quando eu vi essa frase, achei que estava perdendo tempo esperando acontecer algo e deslanchei”, lembrou.
Em 2011, criou o canal no YouTube e percebeu que, quanto mais criativa ela era, mais conseguia ganhar a atenção e o carinho das pessoas. Em 2012, o canal dela chegou a um milhão de views. Em seguida, construiu uma audiência fiel e, logo depois, veio as primeiras parcerias graças a uma nota publicada no jornal intitulado Maré de Notícias.
“Eles observaram um talento em mim e me colocaram na capa do jornal. Na época, influencer não era uma profissão reconhecida pelas marcas. Fui trabalhando e, com esse espaço no jornal, me tornei a primeira influenciadora a tomar café da manhã com a Ana Maria Braga”, comemorou.
Propósito e valores
Bianca conta que a história dela contribuiu para moldar valores, desejos e propósitos. E foi justamente com essas três vertentes que ela começou a comunicar-se com milhões de pessoas. “Sempre utilizei o buzzmarketing e chamei a atenção do público até gerar o chamado boca a boca. Ser o rosto da minha marca fez com que minhas atitudes reverberassem na minha empresa”, garantiu.
Bianca sugeriu que, para se criar uma marca, é necessário mostrar o que ela defende e acredita. “É justamente o que te faz pulsar. Isso engaja mais que qualquer meme. Meme é viral, propósito e conceito vai a longo prazo. Tenha metas, planejamento, estratégia, ação e network”, aconselhou.