metropoles.com

Creator Marketing: a mais nova vertente do marketing de influência

Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation Talent, explora nuances dessa nova abordagem do mercado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
filadendron/Getty Images
Creator Marketing a mais nova vertente do marketing de influência – Metrópoles
1 de 1 Creator Marketing a mais nova vertente do marketing de influência – Metrópoles - Foto: filadendron/Getty Images

Não é novidade para ninguém que o Brasil é referência mundial quando o assunto é influência digital. Existem diversos dados e indicadores que provam a veracidade dessa afirmação. No entanto, uma pesquisa em específico é a que mais chama a atenção e traz uma lupa para o real impacto que os chamados creators causam na sociedade.

Um estudo da Statista mostrou que mais de 43% da população brasileira já fez uma compra influenciada por criadores de conteúdo, o que coloca o Brasil no topo da lista mundial nesse quesito.

Já em pesquisa feita pela RD Station, é mostrado que o Brasil é o país com a segunda maior média de tempo diário nas redes sociais. Juntando os dados destes dois estudos, conseguimos ter uma noção do quão gigante é o mercado de marketing de influência nos dias atuais.

Cada vez mais, a presença de um influenciador em uma campanha executa um papel de chancela na hora do consumidor decidir se compra ou não um produto. Com esse crescimento tão abrupto nos últimos anos, algumas vertentes do marketing digital começam a surgir.

É o caso do Creator Marketing, uma estratégia que vem ganhando espaço no mercado digital, tendo uma abordagem que se beneficia de diversos grupos de creators, e não apenas aqueles que já são gigantes e estabelecidos dentro das mídias sociais. Essa nova vertente busca uma autenticidade e conexão do criador de conteúdo para com os seguidores. É até comum vermos nos dias atuais, perfis de médio e pequeno porte recebendo mais engajamento que tubarões do mercado.

Pode-se dizer que a principal diferença da vertente para o tradicional marketing de influência está na abordagem. Enquanto o marketing de influência tradicional se concentra principalmente em parcerias pagas com influenciadores para promover produtos ou serviços, o Creator Marketing busca uma colaboração mais profunda e autêntica entre a marca e o criador de conteúdo. Isso pode incluir a cocriação de conteúdo, a participação do criador em eventos da marca ou até mesmo a criação de produtos em conjunto.

O crescimento da nova tendência se deu atacando pontos que ainda eram frágeis no marketing de influência.

Impulsionada pela crescente demanda por veracidade e conexão nas estratégias de marketing digital, os consumidores estão cada vez mais céticos em relação a anúncios tradicionais e buscam conexões genuínas com marcas e criadores de conteúdo que compartilhem os valores e interesses.

Sendo assim, é imprescindível que as marcas e os criadores de conteúdo sejam transparentes sobre as parcerias e evitem promover produtos ou serviços que não se alinhem com os próprios valores ou interesses.

Além disso, é muito importante que as marcas e os criadores de conteúdo se envolvam com os seguidores de maneira genuína, respondendo a comentários e mensagens e compartilhando conteúdo que seja relevante para a audiência.

Embora o número de seguidores ainda seja um fator importante na hora de fechar uma parceria, o Creator Marketing está mudando essa dinâmica, o que significa um impacto e tanto.

Gradativamente, por conta das marcas estarem buscando parcerias com criadores de conteúdo que tenham uma conexão autêntica com a audiência, os seguidores desses criadores de conteúdo tendem a ser mais engajados e leais, o que pode resultar em um retorno maior sobre o investimento.

Portanto, está sendo visto um fenômeno no mercado que é a mudança de postura das empresas, entendendo que o engajamento é tão importante quanto o número de seguidores, pois de nada adianta um creator com muitos seguidores, porém com poucas curtidas e comentários em uma publicação.

Vale mais a pena, por exemplo, pagar menos por um influenciador menor, mas que tenha uma taxa de engajamento maior. Nesse contexto, destaca-se a ascensão de criadores de nicho, que em grande parte têm perfis de pequeno ou médio porte, mas que têm muita conexão com o público e autenticidade com o conteúdo por ser algo menos abrangente e mais específico, gerando mais autoridade.

Uma das empresas que está atenta às novas tendências do mercado e se adaptando a elas é a Viral Nation. A exemplo do que vem sendo feito na agência, é necessário que, gradualmente, instituições do ramo invistam mais em tecnologia proprietária, com aplicativos que mensuram o engajamento e que conseguem até verificar se os seguidores da pessoa são reais.

Eles indicam a probabilidade daquele número de seguidores ser real ou fake, também fazem o report de segurança para verificar se as mídias sociais de um criador de conteúdo é Brandsafe. Aliado a isso, é essencial que haja um investimento forte na contratação de pessoas capacitadas para fazer a parte de gestão e gerenciamento, e em uma equipe de marketing para oferecer esses serviços prestados pela agência.

Fabio Gonçalves é diretor de Talentos Internacionais na Viral Nation Talent.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?