Conteúdos em vídeo são os preferidos do público das marcas
Pesquisa da Getty Images com 1,5 mil profissionais de marketing desenhou panorama atual do consumo de publicidade em vários segmentos
atualizado
Compartilhar notícia
Mil e quinhentos profissionais de marketing de 21 países se mantêm otimistas diante do impacto do conteúdo audiovisual nas campanhas de marketing neste ano, independentemente dos desafios impostos pela macroeconomia atual. O recorte – que incluiu Brasil, Austrália, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Singapura, Reino Unido e Estados Unidos – faz parte de pesquisa da Getty Images feita entre novembro e dezembro de 2022 e divulgada recentemente.
De acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados preveem aumento no orçamento da criação de conteúdo nos próximos trimestres. Os profissionais reconhecem o papel decisivo que o conteúdo tem no crescimento do engajamento de cada consumidor.
O poder do vídeo
Uma pesquisa complementar que analisa o sentimento dos consumidores, da VisualGPS da Getty Images, revelou que 65% das pessoas são a favor de consumir conteúdo de marca no formato de vídeo nas redes sociais.
Também há diferenças significativas no sentimento dos consumidores de cada setor. Nos segmentos de medicina, saúde, tecnologia e turismo, as pessoas são mais receptivas a conteúdos em vídeo gerados pelos próprios usuários; enquanto nos setores de finanças e automotivo, os usuários se envolvem com vídeos produzidos pelas empresas, alinhados com as mensagens apresentadas no próprio site da marca.
Despesas
Ainda de acordo com o recorte, 52% dos profissionais de marketing estão investindo mais em conteúdo de vídeos no geral.
Apesar das fotografias estáticas serem importantes (86% dos profissionais indicam necessidade delas), o vídeo (88%) foi revelado como o formato mais valioso para os anúncios nas redes sociais diante da habilidade de transmitir informações complexas, criar um senso de imediatismo e conectar diversos públicos.
Abordagem diversificada por setor
Foi destacado ainda na pesquisa o desejo do consumidor global por obter imagens promocionais sinceras e com ênfase nos detalhes dos produtos. Contextos autênticos e ligados à realidade foram preferidos pelos consumidores e a produção de vídeo gerou mais interesse tanto em produtos como em marcas.
Além disso, o conteúdo de vídeo com foco no aspecto transacional de um produto/serviço foi mais eficiente para as indústrias de finanças, tecnologia e bens de consumo, enquanto a apresentação de situações e respostas emocionais funcionou bem nos setores de medicina, saúde, turismo e automotivo.
“A onipresença das redes sociais como veículo de comunicação em todos os segmentos de negócios acelerou a utilização de conteúdos em vídeo para capturar a atenção dos consumidores e gerar resultados comerciais”, explicou o diretor de Marketing da Getty Images, Gene Foca.
“À medida que os consumidores exigem cada vez mais conteúdo dinâmico e envolvente, os profissionais de marketing devem aproveitar o poder do vídeo em suas campanhas para mover o público de maneira eficaz e aumentar a exposição de marca. O vídeo é um formato muito atraente para contar histórias visuais que ressoam com os espectadores e, por fim, impulsionam as vendas”, aponta.
Os especialistas em conteúdo da Getty Images destacam a crescente importância da produção de vídeo para os profissionais do marketing, bem como as estratégias de conteúdo, com aumento de foco nas redes sociais e preferências do consumidor por um conteúdo em vídeo autêntico.
Enquanto o engajamento do consumidor continua mudando, profissionais do setor têm a oportunidade de implementar novos formatos e abordagens de vídeo nas campanhas, com o intuito de atingir e engajar públicos-alvo que consomem em vários formatos e canais.