metropoles.com

Comportamento do consumidor é a bússola para uma comunicação eficaz

Tiago Mello, CMO da Linx e CPO da Stone, explica como inserir as marcas no universo dos multicanais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexander Kovacs/Unsplash
Foto colorida mostrando interior de loja de roupas-Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostrando interior de loja de roupas-Metrópoles - Foto: Alexander Kovacs/Unsplash

Sabe aquela cena clássica do cliente que entra em diversas lojas, experimenta milhares de roupas e não leva nada? Saiba que ela está ficando cada vez mais rara. Isso porque o comportamento do consumidor tem mudado ao longo dos anos e, se as marcas quiserem se comunicar melhor com o público, devem acompanhar de perto essas transformações.

Um exemplo dessa mudança é a forma como os clientes encontram produtos. É bem verdade que, hoje em dia, a maioria das compras ainda é feita no mundo físico. Prova disso é que, aqui no Brasil, cerca de 88% das compras são feitas em lojas, enquanto apenas 12% no mundo digital.

Entretanto, a descoberta desses produtos vem, principalmente, do meio digital. É comprovado também que 82% de tudo o que é vendido nas lojas físicas são influenciados de alguma forma pelo digital.

Outra mudança de comportamento de consumo é que, em média, 78% dos consumidores compram de maneira direcionada, o que diminui a predisposição do mesmo a visitar vários lugares físicos antes de se decidir pela compra.

Por exemplo, há 10 anos um cliente ia, em média, sete vezes a uma concessionária antes de decidir comprar um carro, hoje a média do setor é de 1,2 vezes. A descoberta de novos produtos é feita on-line e a loja física está virando apenas o método preferido de compra.

O fluxo de clientes dentro das lojas tende a cair, mas, por outro lado, a conversão em vendas tende a aumentar. Esse é o ponto que nos leva a uma reflexão mais apurada sobre a forma com que as empresas devem atuar para atrair os consumidores.

É fundamental, por exemplo, que as equipes de venda estejam muito bem preparadas para encantar os clientes que chegam aos estabelecimentos, mas que entendam também a importância de não somente esperar o cliente entrar na loja, mas de ir ativamente atrás dos clientes ofertando mais conveniência na hora da compra.

É aí que as mídias sociais começam a fazer a diferença. Esse é o espaço em que a marca poderá se aproximar dos consumidores, apresentar os produtos e fazer este trabalho “pré-venda”.

Por isso, é preciso que as empresas entendam exatamente qual canal de comunicação é mais adequado para o público e como impactar da melhor maneira esses potenciais compradores — e colocar a marca em vantagem sobre a concorrência.

Sabemos que o YouTube ainda é a mídia social mais acessada do país, seguida pelo Facebook, Instagram e TikTok — esse último é um fenômeno para a geração Z. Assim, entender qual das mídias sociais mais funciona para o produto que deseja vender e como trabalhar isso da melhor forma é o grande X da questão.

Em 2022, pela primeira vez os conteúdos de vídeo foram mais acessados do que as fotos. Isso nos aponta uma tendência e diz que pode ser um bom momento para explorar cada vez mais essas produções.

Porém, mais do que canais e formatos, o ideal é ter sempre em mente que a conversa com os consumidores deve ser cada vez mais personalizada. Nesse caso, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Com a ajuda das mídias sociais, de ferramentas de inteligência artificial e de ações digitais focadas em fidelização, é possível conhecer melhor cliente e expectativas para, só então, oferecer as soluções certas, no momento certo e garantir uma experiência de sucesso para os dois lados.

Tiago Mello é um empreendedor apaixonado por varejo, liderança e transformação digital. Palestrante e curador de congressos internacionais como NRF e WebSummit, possui especializações em inteligência artificial, marketing digital e e-commerce.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?