Como se destacar no marketing digital sem cair no comum
Especialistas apontam caminhos para que marcas se destaquem de forma criativa, tecnológica e estratégica no mercado de marketing digital
atualizado
Compartilhar notícia
![Como se destacar no marketing digital sem cair no comum – Metrópoles](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/01/27103537/Como-se-destacar-no-marketing-digital-sem-cair-no-comum-Metropoles.jpg)
Investir em marketing digital não é mais uma opção, é uma necessidade. No entanto, para garantir um retorno significativo, as empresas precisam fugir do óbvio e apostar em estratégias integradas que combinem criatividade, agilidade e, principalmente, foco no consumidor.
O marketing digital deve experimentar um aumento significativo de 12,7% em investimentos até 2025, de acordo com o relatório The CMO Survey, da Duke University. Ou seja, o cenário é promissor, mas também desafiador.
Com a maioria das empresas já utilizando estratégias digitais, a verdadeira batalha será por relevância, inovação e uma diferenciação eficaz.
Afinal, a expansão do setor não significa necessariamente crescimento automático para todos.
“O desafio agora é conseguir se diferenciar para se posicionar de forma relevante”, afirma o CEO da Tempus Inova, André Carvalho. “Estar atualizado com o que o novo consumidor demanda é sempre o melhor caminho.”
Com o auxílio do CEO e de Gilmar Lucena, coordenador dos cursos de Marketing Digital e Inteligência de Dados no Uniceplac, separamos três dicas importantes para aproveitar o hype do marketing digital, sempre focando na diferenciação:
1. Metodologias Ágeis
No cenário digital dinâmico e em constante evolução, a estabilidade é uma ilusão. As empresas precisam ser ágeis, capazes de responder rapidamente às mudanças do mercado sem sacrificar a qualidade.
Em tempos de crise de atenção e saturação de informações, um planejamento ágil permite que as marcas reajam rapidamente a novos comportamentos do consumidor, ajustando as campanhas e mantendo a relevância.
2. Tecnologia
A personalização é mais do que uma tendência, é uma expectativa dos consumidores. Segundo pesquisas da McKinsey, 76% dos consumidores se frustram quando a interação digital não é personalizada.
O uso de inteligência artificial torna possível analisar dados em tempo real e criar experiências únicas para cada cliente, ajustando campanhas e ofertas com base no comportamento individual.
Além de personalizar a experiência do cliente, a IA ajuda as marcas a resolverem problemas reais dos consumidores, como facilitar a jornada de compra ou oferecer suporte eficiente.
3. Planejamento Estratégico
Remar sem rumo não é uma opção. Para se destacar, é preciso ter um plano bem estruturado que alinhe inovação com profundidade estratégica.
Um planejamento bem executado deve integrar criatividade, dados e tecnologia, garantindo uma abordagem integrada que maximize os resultados sem perder o foco no consumidor.
Segundo Lucena, para se destacar, as empresas precisam investir na diferenciação, ou seja, entender profundamente o público-alvo.
Além disso, adotar ferramentas de análise de dados para medir e ajustar estratégias em tempo real será essencial e prioridade sempre. O foco na formação de equipes qualificadas e a busca por parceiros estratégicos também fazem a diferença.