metropoles.com

Como se destacar no marketing digital sem cair no comum

Especialistas apontam caminhos para que marcas se destaquem de forma criativa, tecnológica e estratégica no mercado de marketing digital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/ Weekend Images Inc.
Como se destacar no marketing digital sem cair no comum – Metrópoles
1 de 1 Como se destacar no marketing digital sem cair no comum – Metrópoles - Foto: Getty Images/ Weekend Images Inc.

Investir em marketing digital não é mais uma opção, é uma necessidade. No entanto, para garantir um retorno significativo, as empresas precisam fugir do óbvio e apostar em estratégias integradas que combinem criatividade, agilidade e, principalmente, foco no consumidor.

O marketing digital deve experimentar um aumento significativo de 12,7% em investimentos até 2025, de acordo com o relatório The CMO Survey, da Duke University. Ou seja, o cenário é promissor, mas também desafiador.

Com a maioria das empresas já utilizando estratégias digitais, a verdadeira batalha será por relevância, inovação e uma diferenciação eficaz.

Afinal, a expansão do setor não significa necessariamente crescimento automático para todos.

“O desafio agora é conseguir se diferenciar para se posicionar de forma relevante”, afirma o CEO da Tempus Inova, André Carvalho. “Estar atualizado com o que o novo consumidor demanda é sempre o melhor caminho.”

Com o auxílio do CEO e de Gilmar Lucena, coordenador dos cursos de Marketing Digital e Inteligência de Dados no Uniceplac, separamos três dicas importantes para aproveitar o hype do marketing digital, sempre focando na diferenciação:

1. Metodologias Ágeis

No cenário digital dinâmico e em constante evolução, a estabilidade é uma ilusão. As empresas precisam ser ágeis, capazes de responder rapidamente às mudanças do mercado sem sacrificar a qualidade.

Em tempos de crise de atenção e saturação de informações, um planejamento ágil permite que as marcas reajam rapidamente a novos comportamentos do consumidor, ajustando as campanhas e mantendo a relevância.

2. Tecnologia

A personalização é mais do que uma tendência, é uma expectativa dos consumidores. Segundo pesquisas da McKinsey, 76% dos consumidores se frustram quando a interação digital não é personalizada.

O uso de inteligência artificial torna possível analisar dados em tempo real e criar experiências únicas para cada cliente, ajustando campanhas e ofertas com base no comportamento individual.

Além de personalizar a experiência do cliente, a IA ajuda as marcas a resolverem problemas reais dos consumidores, como facilitar a jornada de compra ou oferecer suporte eficiente.

3. Planejamento Estratégico

Remar sem rumo não é uma opção. Para se destacar, é preciso ter um plano bem estruturado que alinhe inovação com profundidade estratégica.

Um planejamento bem executado deve integrar criatividade, dados e tecnologia, garantindo uma abordagem integrada que maximize os resultados sem perder o foco no consumidor.

Segundo Lucena, para se destacar, as empresas precisam investir na diferenciação, ou seja, entender profundamente o público-alvo.

Além disso, adotar ferramentas de análise de dados para medir e ajustar estratégias em tempo real será essencial e prioridade sempre. O foco na formação de equipes qualificadas e a busca por parceiros estratégicos também fazem a diferença.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?