Como o vídeo pode aumentar o engajamento e vendas no B2B?
Alex Compri, head of growth da brsa, lista benefícios que podem contribuir para as marcas aumentarem resultados no cenário digital
atualizado
Compartilhar notícia
Você sabia que 93% dos compradores alegam a importância do vídeo para construir a confiança em uma marca?
A estatística, publicada pelo Google no artigo “A Jornada do cliente B2B”, remete à potência e à tangibilização que os vídeos têm na jornada de compra do usuário, uma vez que a empresa pode aproveitar esse formato em uma estratégia de marketing e aumentar o engajamento com o ICP (Ideal Customer Profile), gerando resultados fidelizados.
Antes de mais nada, por que o consumo de vídeos vem aumentando consideravelmente no cenário de marketing digital? Quero aproveitar e trazer um apelo preciso: o conteúdo em vídeo alcança 99,6% dos brasileiros, segundo a Kantar Ibope Media.
Além disso, o YouTube é o segundo site mais visitado no Brasil, de acordo com os dados do site Open Trends, da SemRush, publicado em março deste ano, com um aumento de 21% comparado ao mesmo período do ano passado.
Quando olhamos para redes sociais, a mídia que mais se destaca no Brasil é o TikTok e Instagram, com aumento de 94,86% e 27,6% comparando o número de visitas com o ano anterior. Isso mostra que o vídeo é um formato que pode gerar impacto na sua estratégia B2B.
O perfil do comprador B2B
Para entender melhor o motivo do consumo de vídeo estar aumentando nos últimos anos, é preciso dar um passo atrás e entender o perfil do comprador B2B atual.
Os millennials, que atualmente são uma geração com participação ativa nas decisões de compra no B2B e com um comportamento cada vez mais digital, consideram o vídeo como um canal-chave, segundo o estudo “2023 B2B Buyer’s Survey”, da Demand Gen Report.
Além disso, formatos como webinars e vídeos pré-produzidos pelas empresas vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado e, segundo a 8ª edição do State of Marketing, da SalesForce, o uso desses formatos aumentou 21% e 10%, respectivamente.
Quando falamos na jornada de compra, profissionais de marketing fazem buscas para encontrar soluções para os problemas que precisam resolver. E, nesse caso, vídeos educativos e explicativos podem aumentar a confiança do potencial cliente na sua empresa.
Os benefícios em usar o vídeo em sua estratégia de marketing
O principal benefício do vídeo é a versatilidade, já que você pode distribuir esse conteúdo por meio de vários outros formatos, como artigo de opinião, material rico, podcast, posts para redes sociais; além, claro, de poder melhorar sua presença em um canal como o YouTube.
Dito isso, listo abaixo outros benefícios que podem contribuir para as empresas aumentarem os resultados com o uso dos vídeos. Confira:
Construção de confiança: para 93% dos compradores B2B, o vídeo é importante para construir confiança em uma marca, segundo a pesquisa “The Power of Video in B2B”, desenvolvida pela Ascend2 e Brightcove.
Facilitação do processo de vendas: segundo a pesquisa “State of Video 2024”, da Wistia, o vídeo simplifica o processo de vendas e pode aumentar a probabilidade de conversão quando incluem demonstrações de produtos/serviços e depoimentos de clientes.
Aumento de engajamento: 95% dos compradores B2B afirmam que o vídeo é importante na decisão de compra, também segundo a pesquisa “The Power of Video in B2B”, desenvolvida pela Ascend2 e Brightcove.
Como envolver os espectadores na sua estratégia de vídeo?
Foque em conteúdo de valor: Quando o conteúdo é focado nas dores do seu público, o vídeo cria mais consciência sobre a solução que sua empresa oferece.
Crie conteúdo personalizado: As estratégias mais atuais sobre geração de demanda e Account Based Marketing focam na criação de conteúdo personalizado para segmentos específicos que sua solução atende e esse cuidado pode aumentar significativamente a relevância e engajamento.
Apoie a interação em webinars: Inclua enquetes, perguntas e use sua audiência a seu favor. A interação com a audiência, além de aumentar o engajamento, oferecerá para você insights para novos vídeos.
Utilize storytelling e casos de sucesso: Usar histórias e exemplos de como sua solução ajudou outras empresas contribui para o aumento de confiança e faz com que sua audiência se identifique com o conteúdo.
Invista em qualidade na produção: É claro que nem sempre você terá um estúdio disponível para gravações, mas garanta que o áudio e imagem sejam de qualidade. Mesmo que você inicie com o seu celular, o investimento em um bom microfone não é alto e com a popularização da IA, há inúmeras ferramentas de cortes, edição e publicação que podem ajudar a otimizar o processo de criação do vídeo.
Otimize o vídeo para dispositivos móveis: Não há como fugir dos vídeos verticais, por isso certifique-se de distribuir cortes do seu vídeo para engajar seu público. O próprio LinkedIn já vem testando o formato de vídeos curtos no feed e essa é uma tendência que se manterá devido ao sucesso do formato em outras redes.
Frequência e regularidade: Para engajar, é preciso ter consistência. Assim, o público reconhece sua empresa como autoridade no assunto e pode virar referência para conteúdos do seu segmento.
Feedback e análise de dados: Pergunte, colete informações das ferramentas de streaming e use os insights para melhorar os temas dos próximos conteúdos, além de testar diferentes datas e horários para ter cada vez mais audiência.
À medida que o marketing digital evolui, os vídeos vêm, cada vez mais, se destacando como um formato de conteúdo fundamental para as estratégias de marketing digital, uma vez que é uma oportunidade para as empresas que desejam se destacar no mercado e melhorar o resultado de vendas em um mercado tão dinâmico como o B2B.
Alex Compri é head of growth da brsa.