metropoles.com

Como o vídeo pode aumentar o engajamento e vendas no B2B?

Alex Compri, head of growth da brsa, lista benefícios que podem contribuir para as marcas aumentarem resultados no cenário digital

atualizado

Compartilhar notícia

chuchart duangdaw/Getty Images
Como o vídeo pode aumentar o engajamento e vendas no B2B – Metrópoles
1 de 1 Como o vídeo pode aumentar o engajamento e vendas no B2B – Metrópoles - Foto: chuchart duangdaw/Getty Images

Você sabia que 93% dos compradores alegam a importância do vídeo para construir a confiança em uma marca?

A estatística, publicada pelo Google no artigo “A Jornada do cliente B2B”, remete à potência e à tangibilização que os vídeos têm na jornada de compra do usuário, uma vez que a empresa pode aproveitar esse formato em uma estratégia de marketing e aumentar o engajamento com o ICP (Ideal Customer Profile), gerando resultados fidelizados.

Antes de mais nada, por que o consumo de vídeos vem aumentando consideravelmente no cenário de marketing digital? Quero aproveitar e trazer um apelo preciso: o conteúdo em vídeo alcança 99,6% dos brasileiros, segundo a Kantar Ibope Media.

Além disso, o YouTube é o segundo site mais visitado no Brasil, de acordo com os dados do site Open Trends, da SemRush, publicado em março deste ano, com um aumento de 21% comparado ao mesmo período do ano passado.

Quando olhamos para redes sociais, a mídia que mais se destaca no Brasil é o TikTok e Instagram, com aumento de 94,86% e 27,6% comparando o número de visitas com o ano anterior. Isso mostra que o vídeo é um formato que pode gerar impacto na sua estratégia B2B.

O perfil do comprador B2B

Para entender melhor o motivo do consumo de vídeo estar aumentando nos últimos anos, é preciso dar um passo atrás e entender o perfil do comprador B2B atual.

Os millennials, que atualmente são uma geração com participação ativa nas decisões de compra no B2B e com um comportamento cada vez mais digital, consideram o vídeo como um canal-chave, segundo o estudo “2023 B2B Buyer’s Survey”, da Demand Gen Report.

Além disso, formatos como webinars e vídeos pré-produzidos pelas empresas vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado e, segundo a 8ª edição do State of Marketing, da SalesForce, o uso desses formatos aumentou 21% e 10%, respectivamente.

Quando falamos na jornada de compra, profissionais de marketing fazem buscas para encontrar soluções para os problemas que precisam resolver. E, nesse caso, vídeos educativos e explicativos podem aumentar a confiança do potencial cliente na sua empresa.

Os benefícios em usar o vídeo em sua estratégia de marketing

O principal benefício do vídeo é a versatilidade, já que você pode distribuir esse conteúdo por meio de vários outros formatos, como artigo de opinião, material rico, podcast, posts para redes sociais; além, claro, de poder melhorar sua presença em um canal como o YouTube.

Dito isso, listo abaixo outros benefícios que podem contribuir para as empresas aumentarem os resultados com o uso dos vídeos. Confira:

Construção de confiança: para 93% dos compradores B2B, o vídeo é importante para construir confiança em uma marca, segundo a pesquisa “The Power of Video in B2B”, desenvolvida pela Ascend2 e Brightcove.

Facilitação do processo de vendas: segundo a pesquisa “State of Video 2024”, da Wistia, o vídeo simplifica o processo de vendas e pode aumentar a probabilidade de conversão quando incluem demonstrações de produtos/serviços e depoimentos de clientes.

Aumento de engajamento: 95% dos compradores B2B afirmam que o vídeo é importante na decisão de compra, também segundo a pesquisa “The Power of Video in B2B”, desenvolvida pela Ascend2 e Brightcove.

Como envolver os espectadores na sua estratégia de vídeo?

Foque em conteúdo de valor: Quando o conteúdo é focado nas dores do seu público, o vídeo cria mais consciência sobre a solução que sua empresa oferece.

Crie conteúdo personalizado: As estratégias mais atuais sobre geração de demanda e Account Based Marketing focam na criação de conteúdo personalizado para segmentos específicos que sua solução atende e esse cuidado pode aumentar significativamente a relevância e engajamento.

Apoie a interação em webinars: Inclua enquetes, perguntas e use sua audiência a seu favor. A interação com a audiência, além de aumentar o engajamento, oferecerá para você insights para novos vídeos.

Utilize storytelling e casos de sucesso: Usar histórias e exemplos de como sua solução ajudou outras empresas contribui para o aumento de confiança e faz com que sua audiência se identifique com o conteúdo.

Invista em qualidade na produção: É claro que nem sempre você terá um estúdio disponível para gravações, mas garanta que o áudio e imagem sejam de qualidade. Mesmo que você inicie com o seu celular, o investimento em um bom microfone não é alto e com a popularização da IA, há inúmeras ferramentas de cortes, edição e publicação que podem ajudar a otimizar o processo de criação do vídeo.

Otimize o vídeo para dispositivos móveis: Não há como fugir dos vídeos verticais, por isso certifique-se de distribuir cortes do seu vídeo para engajar seu público. O próprio LinkedIn já vem testando o formato de vídeos curtos no feed e essa é uma tendência que se manterá devido ao sucesso do formato em outras redes.

Frequência e regularidade: Para engajar, é preciso ter consistência. Assim, o público reconhece sua empresa como autoridade no assunto e pode virar referência para conteúdos do seu segmento.

Feedback e análise de dados: Pergunte, colete informações das ferramentas de streaming e use os insights para melhorar os temas dos próximos conteúdos, além de testar diferentes datas e horários para ter cada vez mais audiência.

À medida que o marketing digital evolui, os vídeos vêm, cada vez mais, se destacando como um formato de conteúdo fundamental para as estratégias de marketing digital, uma vez que é uma oportunidade para as empresas que desejam se destacar no mercado e melhorar o resultado de vendas em um mercado tão dinâmico como o B2B.

Alex Compri é head of growth da brsa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?