metropoles.com

Como o crescimento da economia impulsiona o marketing das empresas

Um mercado em crescimento é um mercado mais disposto a investir, e um dos maiores beneficiados é o marketing

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Surasak Suwanmake/Getty Images
marketing – Metrópoles (1)
1 de 1 marketing – Metrópoles (1) - Foto: Surasak Suwanmake/Getty Images

A economia em alta é o sonho de qualquer especialista em marketing. O crescimento da economia impulsiona o marketing na mesma medida que o marketing impulsiona o crescimento econômico. Um não existe sem o outro e essa é a verdade nua e crua.

Mas por que isso acontece? Bom, primeiro porque a economia é feita de transações entre indivíduos ou empresas. E é o marketing que inicia essas transações. Logo, o investimento em marketing é o catalisador do que mantém a economia de pé.

Por isso, à medida que a economia cresce, mais o investimento em marketing cresce. É um ciclo virtuoso que gera lucro para todos os envolvidos. Tudo bem que falar sobre lucro pode parecer um pouco generalista demais, então vamos ver quais são os benefícios disso em uma empresa:

Aumento do ROI direto

Quando o investimento em marketing é bem feito, ele gera um ROI (retorno sobre investimento) direto. E isso é o que mantém a empresa aberta, falando de uma maneira mais direta.

Dessa forma, quando há retorno sobre os investimentos feitos, a empresa começa a ter caixa disponível para investir em formas de crescer. No cenário atual, isso significa duas coisas: marketing e soluções tecnológicas.

Como as grandes inovações tecnológicas são financiadas pelo setor privado, as empresas terem lucro é fundamental. E por consequência, quando essas tecnologias chegam ao mercado, ele se beneficia pela eficácia das novas soluções e isso faz com que a economia continue girando.

Fortalecimento da marca

Um dos principais papéis do marketing é a construção de marca. Empresas que desejam perpetuar seus nomes dentro do mercado e da mente dos consumidores devem investir em estratégias de marketing com essa finalidade.

Porém, Roma não foi construída em um dia. E uma marca também não será. Esse é um benefício a longo prazo, mas que trará resultados ainda melhores para a empresa que chegar lá.

O mercado brasileiro é repleto de empreendedores ansiosos, independente do cenário econômico do país. Porém, a melhor solução para a ansiedade é o planejamento a longo prazo. E o investimento estratégico em marketing é também um investimento no futuro do seu negócio.

O marketing brasileiro está em crescimento

O Brasil é um país que tem aumentado o investimento em marketing nos últimos anos. E um cenário econômico favorável tem ajudado nisso. Segundo a Associação Brasileira de Marketing Digital, a Abramark, o setor de marketing digital cresceu mais de 25% em 2023, movimentando quase R$ 15 bilhões. Ou seja, são quase R$ 15 bilhões a mais movimentando a economia brasileira.

É importante perceber que uma economia em crescimento cria um cenário propício para investimentos e, por consequência, para expansão e inovações. Com mais dinheiro circulando na economia, o país cresce e se desenvolve em diferentes áreas.

Porém, isso só é possível porque existem empreendedores focados em transformar suas realidades e a realidade do Brasil. E todas essas transformações, de alguma forma, passam pelo marketing.

Dener Lippert é fundador e CEO da V4 Company e autor do best-seller “Cientista do Marketing”, que já contabiliza mais de 30 mil unidades vendidas

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?