Como investir em marketing digital com a instabilidade nas plataformas
“Além do tráfego pago, é preciso investir em SEO”, aconselha Caio Calderaro, especialista em marketing digital
atualizado
Compartilhar notícia
Quem precisa de tráfego para o negócio também precisa investir em marketing digital. Não dá para ser diferente, já que essa ferramenta se tornou uma estratégia imprescindível para acelerar a quantidade de pessoas que chegam até o seu serviço ou produto on-line. Vejo muita gente, porém, com certo receio de investir na alternativa por conta da instabilidade das principais plataformas. O que pensar?
De fato, quem investe em marketing digital precisa entender que as mudanças nas plataformas são frequentes. Vira e mexe existem alterações e os profissionais da área precisam estar de olho. Ao mesmo tempo, trata-se da maneira mais certa de escolher quantas pessoas vão chegar até seu site. Ou seja, a insegurança de eventual instabilidade é menor que a previsibilidade existente quando determino o que quero atingir. É a melhor forma de escalar.
Se tivesse que escolher as plataformas mais seguras, diria que Google e Youtube certamente estão no topo da lista. Além de falar em pesquisa — e as pessoas nunca vão parar de pesquisar — já estão consolidadas. Então, não vejo riscos.
O ideal, porém, é apostar em algumas estratégias complementares. Ou seja, além do tráfego pago, é preciso investir em SEO. Trata-se de algo que pode ser incluído no processo, desde que se considere que é uma ferramenta para o longo prazo. Sim, funciona, mas os conteúdos precisam ser mais densos e não há previsibilidade de escala como no tráfego pago. Os processos, portanto, devem ser combinados. E isso tudo requer um bom planejamento.
Finalmente, é preciso considerar que, apesar de crescente, o Marketing Digital ainda não é algo comum para a maior parte dos empreendedores. Ele não faz parte da cultura social do Brasil, como fazer uma faculdade, por exemplo, que é algo considerado seguro, sem riscos. Pelo contrário. Falar em Marketing Digital é falar em algo relativamente novo. Ainda são poucos os que investem na estratégia se pegarmos o mundo real como parâmetro.
Vale dizer, porém, que o que já funciona no mundo off-line também funciona no mundo on-line, mas a verdade é que as pessoas estão comprando cada vez mais no on-line que no off-line. Como não pensar em marketing digital nesse cenário? É preciso encarar que a instabilidade faz parte do processo, mas um bom planejamento diminui eventuais riscos.