metropoles.com

Como funciona o marketing de oportunidade na prática

Criatividade e espontaneidade são ingredientes fundamentais para empresas que desejam se destacar e aumentar o engajamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
marketing de oportunidade
1 de 1 marketing de oportunidade - Foto: Reprodução/Youtube

O marketing de oportunidade não é uma novidade na comunicação. Na prática, qualquer empresa que se beneficie de uma data comemorativa, de um grande evento (por exemplo, as Olimpíadas), de um acontecimento da atualidade (como o BBB), uma tendência ou até mesmo uma ação da concorrência, está colocando em prática esse conceito.

Nesse caso, a criatividade e a espontaneidade são ingredientes muito importantes para as empresas que desejam se destacar e aumentar o engajamento. Para Rafa Dias, CEO da Dia Estúdio, a base do marketing de oportunidade está em observar a sociedade e utilizar os temas que são debatidos como forma de tornar o produto ainda mais interessante. “Grande parte do nosso trabalho aqui na Dia está em monitorar o que os usuários que acompanham nosso conteúdo dizem e desenhar uma estratégia em cima disso, seja em termos de criação ou de planejamento”, comenta o especialista.

Com o avanço das redes sociais, o marketing de oportunidade se consolidou ainda mais. Afinal, as empresas, marcas e agências podem criar e se comunicar praticamente em tempo real. Isso, no entanto, aumentou a concorrência. 

Mesmo diante de tantas informações, há espaço para inovação. Segundo Dias, é preciso ouvir o público. “A internet e as redes sociais são um celeiro de ideias. Durante muito tempo, houve um receio de colocar em prática aquilo que era proposto pela sua audiência, seja por achar uma proposta inviável em termos de execução ou por achar ousada demais para tal finalidade. Entretanto, cada vez mais as empresas parecem estar ouvindo o seu público, o que é muito legal e gera uma resposta ainda maior em termos de interação e engajamento”, conclui.

ação mc
O emblemático “encontro” de Sundae e Chicken McJunior foi revelado em posts no Instagram, Facebook e Twitter do McDonalds, em meio ao desespero dos fãs para comprar ingressos para o reencontro da dupla Sandy e Júnior. A ação foi desenvolvida pela DPZ&T.

Exemplo real

Recentemente, o McDonalds criou uma campanha para celebrar o Dia Mundial do Emoji. A gigante de fast-food incentivou os clientes a colocarem os emojis de fritas no topo dos ícones mais usados no celular. Após enviar a evidência ao restaurante, a pessoa teria direito a uma batata grátis.

Ao todo, foram três dias de campanha nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), além de ações no aplicativo do McDonalds e mídia paga.

De acordo com dados da Orson, agência responsável pela campanha, as pessoas enviaram mais de 650 mil emojis de fritas em mensagens, além de terem chegado aos trending topics do Twitter.  No ranking dos emojis mais usados, a batata saltou da posição 85 para o primeiro lugar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?