Como as mulheres estão liderando a transformação do futuro das marcas
Mahara Scholz, da Octadesk, destaca profissionais que impactaram o mercado, ditando tendências e inspirando uma nova geração
atualizado
Compartilhar notícia
Muito mais que uma homenagem, o dia 8 de março permite que todos parem para refletir sobre o passado, presente e futuro das mulheres — e claro, sobre o baita impacto e as contribuições que fazemos para o mundo. Nas últimas décadas, vimos — pelo menos algumas — mudanças positivas em termos de oportunidades e representações femininas no universo profissional. Com esse movimento, diversas marcas já sentem os impactos desses avanços que foram liderados por mulheres por meio de suas expertises, perspectivas, habilidades, curiosidades e ideias.
Mais mulheres nas organizações é sinônimo de maior diversidade de pensamento e conhecimento. O estudo “Diversity Wins: How Inclusion Matters“, realizado pela McKinsey & Company, constatou que as empresas com uma maior representação de mulheres em cargos de liderança tendem a ter melhores resultados financeiros. Isso pode resultar em novas soluções para os desafios existentes e aprimoramentos em processos, garantindo ganhos em diferentes frentes do negócio.
Quem realiza compras no site da Magazine Luiza talvez não tenha ideia de todos os desafios enfrentados e a história de liderança inspiradora que a marca carrega. A responsável pelo sucesso é a empresária Luiza Trajano, que sob sua liderança, a empresa se adaptou a transformação digital e se tornou uma das maiores varejistas do país. A estratégia digital do Magalu serve de inspiração e a busca por eficiência operacional, que nada mais é do que fazer mais com menos, nos faz refletir sobre como a empresa encontrou uma maneira de juntar os universos on-line e off-line — o famoso phygital — para levar a satisfação do cliente a um novo nível.
Outro destaque foi a união da criatividade e inovação da Dani Junco ao fundar a B2Mamy, a primeira aceleradora de negócios que capacita mães empreendedoras que desejam criar ou expandir seus próprios negócios. Além de transformar sua gestão, Dani impacta diariamente novas empresas e impulsiona mães a se tornarem líderes e a conciliarem as demandas da vida familiar com a gestão de um negócio.
Quer mais inspiração? Então a próxima está relacionada à nova abordagem de experiência ao cliente, que dá maior ênfase na colaboração, na empatia e na comunicação eficaz. Em linha com este movimento, o Airbnb contratou a executiva Catherine Powell para integrar a diretoria e ajudar a empresa a se adaptar melhor às mudanças no mercado. Com experiência no mundo mágico da Disney, a executiva traz em sua bagagem uma expertise em liderança de como encantar o cliente para contribuir com o crescimento e expandir a oferta de produtos.
Resumindo, caminhamos para um futuro igualitário, onde pessoas e empresas tenham consciência de que independente do gênero, todos têm o mesmo potencial. Com isso, as marcas também podem — e devem — manter uma orientação de aprendizado e uma cultura que ofereça a todos os colaboradores oportunidades de atingir os seus objetivos.
Mahara Scholz é Head de marketing na Octadesk.