metropoles.com
Copa do mundo 2022

Como as micro e pequenas empresas podem vender mais durante a Copa

Veja as dicas que vão fazer os negócios ganharem a visibillidade junto aos torcedores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Empreendedorismo do futuro: como se adaptar ao mercado 5G
1 de 1 Empreendedorismo do futuro: como se adaptar ao mercado 5G - Foto: null

A cada quatro anos, o brasileiro espera ansiosamente pelo maior torneio de futebol do planeta: a Copa do Mundo. Nos dias que antecedem o evento, até no final do mundial, o que se vê, de norte a sul do país, são bandeirolas hasteadas, ruas enfeitadas e o coração do torcedor cheio de esperança, cada vez mais verde e amarelo.

Mas engana-se quem pensa que o evento se limita apenas à transmissão de uma mera competição esportiva. Quando o assunto é futebol, a paixão dos brasileiros extrapola as quatro linhas.

Se, para os torcedores, a grande expectativa recai sobre as listas dos jogadores convocados e dos adversários com os quais a seleção brasileira vai jogar, para as empresas, está ligada ao fato de a Copa ser uma boa oportunidade de fazerem negócios, e isso as estimula a estarem atentas a novas oportunidades de lucrarem com o mundial.

Vale ressaltar que, pelo fato de estar sendo realizado pela primeira vez fora do seu período tradicional, os meses de junho e julho, o torneio está entre dois eventos tradicionais para o comércio do país: a Black Friday e o Natal.

Faltando menos de um mês para o início, os brasileiros já demonstram interesse no campeonato promovido pela FIFA. De acordo com levantamento realizado pelo Google, 86% dos brasileiros pretendem acompanhar o mundial este ano. Além disso, as buscas sobre temas relacionados à Copa do Mundo cresceram 34%, comparadas às realizadas no mesmo período que antecedeu o último mundial, em 2018.

Mas, mesmo com todo esse aquecimento em torno do evento de futebol mais aguardado do planeta, parece que quem ainda não entrou em campo são os empreendedores.

Segundo a Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 63% das empresas ainda não estão se preparando para a Copa do Mundo. De acordo com o levantamento, uma das razões para esse resultado é um “desânimo” por parte dos empresários, em virtude do crítico cenário pós-pandemia.

Para ajudar esses empresários a sair da arquibancada, separamos algumas dicas que vão fazer os negócios serem escalados para jogar ao lado dos torcedores.

Decoração da loja: se sua empresa possui ponto físico, capriche na decoração. Use e abuse da criatividade, desde a fachada da loja até os uniformes dos funcionários. Bandeirolas, balões, adesivos e outros adereços relacionados ao tema serão sempre bem-vindos.

Mídias sociais: crie editorias de publicações que dialoguem com o tema da sua empresa e do evento. O objetivo é aumentar a conexão com o público. Aproveite os formatos e os recursos de cada rede. Use e abuse das enquetes, das caixinhas de perguntas e de outras formas de gerar interação com os usuários.

Tráfego pago nas mídias sociais: para aumentar as chances de vender para mais pessoas, utilize a estratégia de tráfego pago (posts patrocinados), direcionando suas publicações para quem tem mais chances de comprar da sua empresa. Uma boa dica é selecionar os posts que possuem maior engajamento orgânico e usá-los como anúncios.

Campanhas no YouTube: utilize as campanhas para alcançar o público que assistem a vídeos no YouTube. De acordo com o Google, 79% das pessoas que consomem conteúdos de futebol no Google consomem pelo YouTube.

Elabore kits personalizados
Uma das ações que têm grandes chances de sucesso em Copas do Mundo são os brindes personalizados, entre eles: porta-lata; porta-garrafa; copos personalizados; abridores de garrafas; chaveiros, etc. Aproveite esses brindes e monte promoções, tipo compre e ganhe. Mas cuidado com o uso de imagens dos atletas e do nome oficial do evento sem autorização: a FIFA possui políticas rigorosíssimas sobre exploração comercial dos seus produtos.

Aproveite os nomes dos países participantes
Ao todo, 32 seleções participarão do mundial. Aproveite os nomes dos países participantes e faça brincadeiras relacionadas ao seu produto. Você pode, por exemplo, criar pratos ou lanches especiais com o nome de cada seleção, caso possua um restaurante ou atue no ramo de fast-food.

Bom, essas são algumas técnicas que podem ajudar sua empresa durante a competição. No entanto, é necessário estar atento para adaptá-las para seu modelo de negócio, assim como para sua região.

O importante é aproveitar o contexto do evento e entrar em campo com a torcida. Mas é bom se antecipar à concorrência, afinal, como diz uma velha máxima do futebol… o time que não faz leva.

Alan Costa é Diretor da Produzindo Digital, empresa especializada em vendas pela internet.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?