Como as marcas podem se destacar no mundo dos eSports
O público global de eSports deve chegar a 577,2 milhões de pessoas até o fim do ano
atualizado
Compartilhar notícia
A indústria de eSports não para de crescer. Segundo a NewZoo, o público global do segmento deve chegar a 577,2 milhões de pessoas em 2024, representando um aumento significativo em relação ao ano anterior, que foi de 500 milhões.
Ainda segundo o levantamento, o Brasil é o terceiro país, em termos de audiência, de jogos eletrônicos do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos.
Ou seja, o mercado de eSports é um campo fértil para as marcas que desejam conectar-se com um público jovem, engajado e com alto poder de consumo.
Tradicionalmente, o marketing em eSports envolvia patrocínios básicos, mas hoje o cenário é muito diferente. As marcas estão adotando parcerias de longo prazo, criando conteúdo exclusivo e desenvolvendo produtos direcionados a esse público.
A evolução envolve experiências imersivas, eventos on-line e inserções dentro dos jogos.
Isso porque os consumidores de eSports valorizam a transparência e autenticidade, preferindo marcas que estejam ali para agregar valor e não apenas para vender um produto.
“O público de eSports espera que as marcas sejam mais do que apenas patrocinadoras, eles querem ver uma real conexão e envolvimento com a comunidade.”
Daiana Ribeiro, especialista em branding e CEO da Increase Marketing & Consultoria
Essa expectativa por parte do público exige que as empresas adotem uma abordagem mais estratégica e autêntica, buscando construir relações duradouras com os fãs.
“O brasileiro gosta daquele famoso senso de pertencimento, de se sentir parte da história da marca, da equipe ou de um jogador específico”, salienta Wendell Wendibre, campeão do Fifa.
Para Wendell, as marcas são fundamentais para o crescimento saudável do cenário competitivo de eSports fornecendo recursos e infraestrutura para as equipes. Uma boa história de superação e de apoio da marca desde o início da carreira até o topo de um torneio tem tudo para ganhar credibilidade.
Além disso, estar presente nas plataformas de streaming, como Twitch e YouTube, é uma boa estratégia para alcançar esses usuários, de acordo com Daiana Ribeiro.
É importante que as marcas considerem essas plataformas para as campanhas, já que elas atraem a maior parte do público-alvo e alcançam milhões de usuários diariamente.
Na visão de Daiana Ribeiro, Red Bull, Nike e Coca-Cola, que são marcas mundialmente conhecidas, já perceberam o potencial desse nicho e estão desenvolvendo um belo trabalho assertivo de posicionamento de marca e de marketing dentro da indústria.
Outra marca que a especialista destaca é a HyperX, fabricante de periféricos para jogos, que tem investido constantemente em campanhas de marketing que fogem do tradicional.
Já Wendell Wendibre cita a Loud – uma das comunidades de eSports mais conhecidas nacionalmente – como um modelo de sucesso. A organização é reconhecida pelo empenho em apoiar campeonatos, atletas e se associar a grandes marcas, como Itaú, Boticário, Snickers, Mentos e Samsung.