metropoles.com

Como as marcas podem aumentar o desempenho nas redes sociais?

Levantamento da Vidmob destaca o conteúdo “caseiro” como uma forte estratégia para impulsionar o desempenho

atualizado

Compartilhar notícia

d3sign/Getty Images
Como marcas podem aumentar o desempenho nas redes sociais IA responde – Metrópoles
1 de 1 Como marcas podem aumentar o desempenho nas redes sociais IA responde – Metrópoles - Foto: d3sign/Getty Images

Atualmente as marcas não apenas conseguem hipersegmentar os consumidores utilizando dados das redes sociais para entender exatamente o perfil demográfico como também podem facilmente alcançar e expandir qualquer audiência ao redor do mundo.

Além disso, as empresas são capazes de rastrear o Retorno sobre Investimento (ROI), possibilitando a otimização de campanhas para futuras estratégias de marketing.

Uma maneira de anunciar nas redes sociais é por meio dos cada vez mais populares Meta Reels. Inicialmente com 15 segundos de duração, o formato foi expandido para permitir vídeos mais longos com diferentes qualidades de produção.

Essa evolução atraiu os profissionais de marketing que buscam se engajar de novas e criativas maneiras, seja por meio dos Stories, Reels ou pelo feed.

Com diferentes formatos de Reels gerando resultados variados, as marcas que desejam impulsionar o desempenho das campanhas precisam entender as nuances associadas não apenas aos diferentes orçamentos de produção, mas também aos diferentes canais.

Dados do site Statista indicam que o Brasil é o quinto maior mercado de mídias sociais do mundo e o maior da América Latina em audiência, com mais de 84% da população acessando diariamente as redes. De olho nesse cenário, os profissionais de marketing precisam estar atentos a cada movimento do público.

Já a pesquisa Meta Reels Creative Insights, da Vidmob, traz uma análise detalhada com o objetivo de entender a eficácia dos Reels para a publicidade.

Desde conteúdos de baixa fidelidade — quando uma marca produz uma vídeo com cara de “caseiro” (lo-fi) – e conteúdos gerados por usuários (UGC) até a diferença de postar nos Reels do Facebook versus Reels do Instagram, o estudo mostra que os resultados são específicos ao conteúdo e à plataforma.

“Para melhorar o desempenho de suas campanhas, as marcas devem entender as nuances dos diferentes formatos de Reels, levando em conta tanto os variados orçamentos de produção quanto os distintos canais de distribuição, como Instagram e Facebook. As análises fornecidas por IA podem orientar os profissionais de marketing que buscam melhores resultados em suas campanhas.”

Miguel Caeiro, head latam da Vidmob

Conteúdo “amador” se destaca

Embora se assemelhe ao UGC, o conteúdo lo-fi pode ser criado de forma intencional por uma marca.

O estudo da Vidmob descobriu que os usuários das redes preferem o conteúdo lo-fi que se assemelha ao UGC em vez do conteúdo de alta fidelidade (hi-fi), que geralmente está associado a anúncios roteirizados vistos na televisão e em canais de streaming.

O conteúdo lo-fi mostrou um aumento de 81% na taxa de cliques (CTR) e aumento de 13,6% na visualização nos primeiros 25% do vídeo (VT25%) em comparação com a média dos anúncios.

Em comparação, o conteúdo hi-fi teve queda de 71% no CTR e uma diminuição de 14,5% no VT25%.

Instagram vs. Facebook

Apesar de serem redes da Meta, o Instagram e o Facebook possuem estruturas diferentes. Porém, as estratégias bem-sucedidas de uma plataforma, aparentemente, influenciam o desempenho da outra.

A análise da Vidmob revelou que utilizar imagens-chave de produtos ou presença humana no início de qualquer Reels é fundamental para o VTR, que é a taxa que representa a proporção de usuários que assistem a um anúncio em vídeo até o fim em relação às impressões totais do anúncio.

Foi registrado um aumento de 8% na VT25% para imagens e de 10% para presença humana. Em comparação, os criativos com muito texto registraram queda de 60% na VT25%.

Os dados revelaram ainda que o público de ambas as plataformas da Meta mostra interesse nos diferentes tipos de conteúdo lo-fi.

O Instagram proporciona uma experiência que permite aos espectadores seguir e se conectar com os influenciadores de forma mais íntima enquanto o Facebook fornece um conteúdo mais funcional com uma sensação menos pessoal.

Eficácia criativa

O estudo confirma que a execução criativa nas redes sociais é fundamental para impulsionar o desempenho de campanhas que, por sua vez, devem ser ajustadas à individualidade do conteúdo e canal – Instagram ou Facebook.

Ainda segundo os resultados, a melhor chance para as marcas otimizarem resultados de Reels é analisando os dados criativos coletados com informações específicas da marca, que geram insights importantes para que as equipes possam avaliá-las e transformá-las em estratégias viáveis.

Ao analisar a produção criativa com um ponto de vista analítico, apoiado por dados criativos observados no dia a dia, as marcas podem otimizar a criatividade e gerar melhores resultados.

“O formato Reels cria uma forte conexão com o público nas redes sociais. Sua simplicidade, aliada ao grande potencial de compartilhamento, aproxima a marca das pessoas e aumenta a possibilidade de campanhas se tornarem virais”, pontua Caeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?