metropoles.com

Como a IA impacta no mercado de agências independentes?

Análise de dados, criação de imagens e geração de insigths estão entre as mudanças causadas pela democratização da tecnologia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
d3sign/Getty Images
Como a IA impacta no mercado de agências independentes – Metrópoles
1 de 1 Como a IA impacta no mercado de agências independentes – Metrópoles - Foto: d3sign/Getty Images

Que o crescimento da inteligência artificial no mercado de publicidade e marketing está a todo vapor, isso é certo. Para se ter uma dimensão, de acordo com um estudo recente da Gartner, 37% das agências de comunicação já utilizam IA em alguma atividade enquanto 57% planejam integrar a tecnologia nos próximos três anos.

Dessa forma, essa revolução tecnológica está transformando as operações, a estrutura e a competitividade também das agências independentes, que representam no Brasil 94% do mercado de agências, segundo pesquisa Córtex e Mundo do Marketing.

Um relatório da AdAge destaca ainda que a IA generativa está revolucionando o setor de marketing ao permitir uma personalização em massa e a criação de conteúdo mais relevante e impactante para os consumidores.

As ferramentas de IA estão sendo usadas para criar campanhas publicitárias automatizadas, desenvolver estratégias de segmentação de público mais precisas, gerar imagens e permitir insights valiosos a partir de grandes volumes de dados. ChatGPT, Gemini, Midjourney, Runaway, Klingai, Suno e Dall-E são apenas algumas das ferramentas utilizadas.

A estrutura das equipes nas agências independentes também deverá ser impactada com a adoção da IA. Espera-se um aumento no número de generalistas criativos, que são capazes de utilizar as ferramentas de IA de maneira eficaz e liderar equipes com alta capacidade de impacto.

Essa tendência, muito discutida por Ian Beacreaf, consultor de IA de empresas como Samsung, Google e Nike, no SXSW, reflete a necessidade por profissionais que saibam integrar a IA de forma criativa e estratégica.

“Os benefícios da IA para essas agências são notáveis. A tecnologia permite uma automação eficaz de tarefas operacionais, o que libera tempo para atividades mais estratégicas e criativas. Além disso, a IA enriquece o processo criativo de ponta a ponta e ajuda na materialização de ideias inovadoras.”

Beto Sirotsky, co-CEO e cofundador da BPool

Apesar dos avanços, a integração da IA apresenta desafios significativos, como a necessidade de dados de alta qualidade e questões relacionadas à ética, privacidade e direitos autorais.

“As agências precisam navegar por um cenário regulatório em constante evolução, que demanda conformidade com leis de proteção de dados, como a LGPD no Brasil, e estar atenta a possíveis implicações legais associadas ao uso de conteúdo gerado por IA”, pondera Sirotsky.

“Por mais que a incorporação da IA nas empresas ofereça inúmeras oportunidades de inovação e eficiência, sua integração exige um planejamento cuidadoso e uma abordagem ética e transdisciplinar para garantir que o potencial da tecnologia seja plenamente realizado sem comprometer a confiança e a segurança dos clientes e do mercado”, ressalta o co-CEO.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?