Teste ideias de slogans, personas, estratégias e mais com o ChatGPT
Especialista compartilha orientações e prompts para usar a IA como aliada no dia a dia
atualizado
Compartilhar notícia
O temor da perda de empregos por conta da IA é sentido especialmente em áreas como o marketing, mas a verdade é que ferramentas como o ChatGPT são valiosas para validar ideias de maneira rápida e eficiente.
Em vez de substituir pessoas, a inteligência artificial pode complementar as habilidades humanas, oferecendo insights e sugestões que vão impulsionar a criatividade e favorecer a inovação.
Ao interagir com essas interfaces, é possível testar diferentes abordagens de mensagens, slogans, títulos de campanhas e até mesmo conceitos de produtos ou serviços. Tudo isso com feedbacks instantâneos.
Uma das oportunidades é avaliar a eficácia de slogans com base em diferentes critérios, como impacto emocional, memorabilidade e relevância para a marca ou produto.
Veja uma ideia de prompt indicado para essa tarefa, considerando que você já possui um texto de apresentação do negócio:
“Conforme descrição da empresa abaixo, sugira 15 slogans de impacto, que retratem bem o propósito desta empresa em buscar constantemente desenvolver soluções inteligentes alicerçadas no desenvolvimento e na capacitação de seu público em conhecer profundamente o comportamento humano, de forma a gerar valor e resultados positivos à sua vida pessoal e profissional”.
A partir disso, teste esses slogans com um grupo de público-alvo para determinar qual deles ressoa melhor com a audiência e tem o potencial de gerar maior engajamento e interesse.
Outro recurso interessante é o de gerar descrições detalhadas de personas com base em uma variedade de critérios demográficos, comportamentais e psicográficos. Além disso, o ChatGPT pode ser usado para analisar e segmentar as personas existentes. Esse é o prompt que indico para a definição de personas:
“Atue como um consultor de mercado especialista em análise e prospecção de clientes externos e, conforme descrição da empresa a seguir, identifique quais as principais e potenciais personas mais estariam alinhados a este negócio.”
A IA pode auxiliar também na visualização de novos caminhos para a conquista de metas e objetivos. Veja alguns dos prompts nesse sentido:
“Sugira ideias e planos de como poderemos atrais mais visitantes para nossa rede de contatos de forma orgânica além da produção dos conteúdos”.
“Sugira ideias e ações de como aprimorar o processo de captação de leads de qualidade e, logo, quais as melhores formas de contatá-los e influenciá-los. Traga exemplos aplicados ao negócio para cada caso”.
“Apresente ideias e exemplos que possam ser utilizados para aprimorar o engajamento de cada uma das personas conectadas a este negócio de forma personalizada. Para cada ideia apresentada, traga exemplos que possam der aplicados ao negócio”.
Vale frisar que as sugestões e propostas do ChatGPT vão depender das informações prévias que você compartilhou com o chatbot. Ele só conseguirá te ajudar de verdade se tiver o contexto personalizado do seu negócio e das suas necessidades.
Lembrando que essas são apenas algumas das possibilidades do ChatGPT. A inteligência artificial continua sendo uma tendência crescente e não deve ser vista como uma ameaça, mas sim como uma aliada poderosa.
Por isso, é fundamental abraçar essa tecnologia e explorar todo o seu potencial para alcançar resultados ainda mais eficazes e impactantes.
Alexandre Rodrigues é doutor em Ciências da Comunicação e autor do livro “Domine seu negócio com IA”.