Cannes Lions: 4 agências brasileiras estão na categoria de inovação
AKQA, Portland, Soko e GUT estão incluídas no shortlist do mais importante prêmio de publicidade do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Quatro agências brasileiras estão no shortlist de Innovation do Cannes Lions 2023, o mais importante prêmio mundial de publicidade. Promovida na cidade de Cannes, na Riviera Francesa, nesta edição a premiação conta com AKQA, Portland, Soko e GUT na lista da categoria que celebra inovação, tecnologia e solução de problemas.
O primeiro case da AKQA em parceria com a Portland é intitulado “Transparency Card” e foi feito para o site Congresso em Foco.
O intuito foi abordar o mau uso do dinheiro público e ensinar como monitorar as arrecadações e despesas dos parlamentares por meio do cartão da transparência, que, em tempo real, mostra os dados do Portal da Transparência.
Em seguida, as mesmas agências criaram a ação “Never Done Evolving Feat Serena” para a Nike.
Com o uso de inteligência artificial, a marca estudou a lendária atleta Serena Williams em diferentes pontos para obter informações de como outras esportistas podem chegar ao sucesso alcançado por ela em duas décadas.
Soko para Stella Artois e Heinz
A Soko assinou duas ações. A primeira para a Stella Artois, que mostrou “um menu para tirar a gastronomia da zona de conforto”, revelando assim a desigualdade de gênero presente na cozinha.
A marca encomendou uma pesquisa sobre equidade de gênero para o Instituto Ipsos, fator que levou a Stella a reunir um time potente para criar a experiência do “Uncomfortable Food”, um menu feito 100% por chefs mulheres que transformam desconfortos vividos por elas no mercado da Gastronomia.
Outro case da agência foi para a Heinz, que anunciou a criação de uma tinta vermelha de tatuagem usando apenas ingredientes não nocivos. Chamado “Heinz Tattoo Ink”, o projeto é uma resposta direta da marca à legião de fãs, que sempre fizeram questão de mostrar esse amor por meio de tatuagens.
A ideia veio logo após a notícia de que a tinta de tatuagem colorida, principalmente a vermelha, estava enfrentando restrições crescentes ou até proibições absolutas em países de todo o mundo por causa dos malefícios que provoca.
Por último, está o case assinado pela Gut São Paulo intitulado “Mosquito Vs Mosquito”, desenvolvido para o QuintoAndar. O trabalho mostra dados sobre os casos de dengue no Brasil e uma solução desenvolvida para enfrentar a doença.