metropoles.com

Campanha #SaveRalph, contra testes em animais, é sucesso na internet

Campanha da entidade americana Humane Society International soma 13 milhões de visualizações no Youtube. Confira mais detalhes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Save Ralph
1 de 1 Save Ralph - Foto: Reprodução

A campanha denominada #SaveRalph tem dado o que falar nos últimos dias nas redes sociais. Na narrativa, um coelho é entrevistado como se estivesse gravando um documentário. Ele conta em detalhes a sua experiência como cobaia em testes de laboratório. “Eu estou cego do olho direito e nesta orelha não consigo ouvir nada. Só zumbido”, diz no vídeo. Em outra cena, ele fala: “meu pelo já foi raspado, tenho queimaduras químicas nas costas, mas só dói mesmo quando respiro e me mexo”, segue o roteiro.

O curta metragem impactante é da Humane Society International (HSI) com a voz do ator Taika Waititi. Na versão brasileira, quem dubla é o ator Rodrigo Santoro.

A campanha tem o objetivo de chamar atenção para a crueldade envolvida na realização dos testes em animais. A organização não governamental Peta estima que a cada ano mais de 100 milhões de animais — incluindo camundongos, ratos, sapos, cães, gatos, coelhos, hamsters, macacos e peixes — sejam mortos em laboratórios norte-americanos para fins de estudo científico e testes de produtos químicos e cosméticos.

Nas redes sociais, a hashtag #SaveRalph e suas variações somam mais de 50 mil menções. A maioria dos posts repercute o vídeo da campanha e também a lista de empresas que testam e as que não testam em animais. Marcas como Neutrogena, Nivea, Vichy, Benefit, Bioré, Garnier, Lâncome, entre outras, ainda realizam testes em bichos. Enquanto Avon, Boticário, Sallve, Eudora, L’oréal, Impala e Granado afirmam não adotar esse tipo de prática.

Segundo o Google, nos últimos dias, as buscas pelo termo em inglês “Animal Testing” chegaram ao maior nível desde 2016. O assunto certamente ganhou mais repercussão porque os consumidores estão mais atentos às marcas sustentáveis e transparentes.

Relatório do Spotify aponta que 87% dos jovens das gerações Y e Z no ano passado esperavam que as marcas se engajassem genuinamente em uma causa maior e tomassem mais responsabilidade social.

A campanha já soma 10 milhões de visualizações na página oficial da HSI. A versão brasileira tem mais de 3,5 milhões de acessos. O vídeo foi traduzido para outras línguas.

Confira o vídeo completo a seguir.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?