Campanha #SaveRalph, contra testes em animais, é sucesso na internet
Campanha da entidade americana Humane Society International soma 13 milhões de visualizações no Youtube. Confira mais detalhes
atualizado
Compartilhar notícia
A campanha denominada #SaveRalph tem dado o que falar nos últimos dias nas redes sociais. Na narrativa, um coelho é entrevistado como se estivesse gravando um documentário. Ele conta em detalhes a sua experiência como cobaia em testes de laboratório. “Eu estou cego do olho direito e nesta orelha não consigo ouvir nada. Só zumbido”, diz no vídeo. Em outra cena, ele fala: “meu pelo já foi raspado, tenho queimaduras químicas nas costas, mas só dói mesmo quando respiro e me mexo”, segue o roteiro.
O curta metragem impactante é da Humane Society International (HSI) com a voz do ator Taika Waititi. Na versão brasileira, quem dubla é o ator Rodrigo Santoro.
A campanha tem o objetivo de chamar atenção para a crueldade envolvida na realização dos testes em animais. A organização não governamental Peta estima que a cada ano mais de 100 milhões de animais — incluindo camundongos, ratos, sapos, cães, gatos, coelhos, hamsters, macacos e peixes — sejam mortos em laboratórios norte-americanos para fins de estudo científico e testes de produtos químicos e cosméticos.
Nas redes sociais, a hashtag #SaveRalph e suas variações somam mais de 50 mil menções. A maioria dos posts repercute o vídeo da campanha e também a lista de empresas que testam e as que não testam em animais. Marcas como Neutrogena, Nivea, Vichy, Benefit, Bioré, Garnier, Lâncome, entre outras, ainda realizam testes em bichos. Enquanto Avon, Boticário, Sallve, Eudora, L’oréal, Impala e Granado afirmam não adotar esse tipo de prática.
Segundo o Google, nos últimos dias, as buscas pelo termo em inglês “Animal Testing” chegaram ao maior nível desde 2016. O assunto certamente ganhou mais repercussão porque os consumidores estão mais atentos às marcas sustentáveis e transparentes.
Relatório do Spotify aponta que 87% dos jovens das gerações Y e Z no ano passado esperavam que as marcas se engajassem genuinamente em uma causa maior e tomassem mais responsabilidade social.
A campanha já soma 10 milhões de visualizações na página oficial da HSI. A versão brasileira tem mais de 3,5 milhões de acessos. O vídeo foi traduzido para outras línguas.
Confira o vídeo completo a seguir.