Campanha #RespireLiberdade tem Taís Araújo como embaixadora
A atriz tem asma grave, doença que atinge mais de 30 milhões de pessoas no mundo todo. A estratégia de comunicação será focada em dicas
atualizado
Compartilhar notícia
Desenvolvida pela GSK, a campanha #RespireLiberdade foi criada com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre os sintomas e tratamentos da asma grave. Com estreia neste mês de agosto, a estratégia de comunicação focou em posts informativos no Instagram @RespireLiberdade, unindo dicas, depoimentos e entrevistas com médicos especialistas.
Doença inflamatória comum das vias aéreas ou brônquios, a asma atinge mais de 262 milhões de pessoas no mundo. No entanto, de 5 a 10% desse total têm o tipo grave da enfermidade. Em meio à pandemia do coronavírus, um dos maiores problemas tem sido a automedicação dos pacientes que pararam de fazer visitas periódicas ao médico. Porém, o uso de corticoides pode ajudar a curto prazo, mas acaba comprometendo outros órgãos no futuro.
Portanto, um dos pilares da campanha #RespireLiberdade é incentivar os pacientes com asma grave a buscarem informação sobre o melhor tratamento disponível, seja na rede pública ou privada.
“A importância é que a asma é uma doença que pode te impedir de muitas coisas, te limitar de muitas coisas, mas, com acompanhamento médico, você pode ter uma vida normal, absolutamente normal. O uso da medicação é essencial para que você tenha uma vida com qualidade”, comenta Taís Araújo. A atriz, que possui a doença, é embaixadora da iniciativa.
Atualmente, a asma é uma das maiores causas de hospitalizações pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em média 350 mil internações ao ano.