metropoles.com

“Buscamos entender as emoções do cliente”, afirma CEO da Phone Track

Empresa utiliza inteligência artificial aplicada à voz para mapear as palavras-chaves usadas durante o contato telefônico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Assessoria
Marcio Pacheco
1 de 1 Marcio Pacheco - Foto: Divulgação/Assessoria

A pandemia de Covid-19 provocou um salto de anos na evolução da tecnologia. Uma das áreas mais impactadas foi o comércio digital. Para se ter uma ideia, segundo o estudo Webshoppers, feito pela Ebit|Nielsen – maior plataforma de opinião de consumidores do país -, houve um aumento de 23% do número de pessoas que passaram a adquirir produtos pela internet.

Diante dessa premissa, com o objetivo de aprimorar o relacionamento entre cliente e empresa, a startup Phone Track utiliza inteligência artificial aplicada à voz por meio de call tracking e de speech analytics para mapear as principais palavras-chaves usadas durante o contato e entender o que a pessoa do outro lado da linha realmente precisa.

O CEO da paranaense Phone Track, Marcio Pacheco, em entrevista exclusiva ao Metrópoles, explica como é feito esse trabalho via ligação, uma vez que é o próprio consumidor que procura a empresa e não a instituição que liga para ele.

Para começar, poderia explicar melhor como é a atuação da Phone Track?

O nosso negócio é pegar uma interação entre o consumidor e a empresa e convertê-la em dados ou métricas, assim como entender o que ele está buscando. Um exemplo é compreender de onde a pessoa está vindo e o porquê dela querer falar com você. Agora, iremos começar a trabalhar com o WhatsApp, queremos extrair dados de uma conversa e fazer insights e buscar as palavras-chaves que o cliente falou. Na prática, é perceber como estão as emoções, se ele está estressado ou não.

Qual o principal diferencial da empresa?

Hoje, a gente caminha sozinho no Brasil. Poucas empresas trabalham com canais de voz como a gente. Nós temos essa plataforma de análise de dados e uma infraestrutura de telefone muito robusta, além de uma área de pós-venda muito forte. 

Que tipo de clientes vocês atendem?

São empresas de pequeno, médio e grande porte do setor automotivo, imobiliário, classificados on-line, agências de Marketing Digital, bancos, seguradoras, escolas, hotéis e área da saúde. Cada duração de chamadas dura, em média, dois minutos e meio. 

Como funciona a inteligência artificial aplicada à voz?

Existem duas formas de se olhar para isso. A primeira delas é extrair metadados, bem como o entendimento de métricas e variáveis, além de saber qual o fluxo de horário de onde esse cliente está vindo. Com essa inteligência artificial, conseguimos transcrever a ligação para texto e até saber se o cliente está falando o nome de um concorrente. Sabemos também se o vendedor está seguindo o script de vendas. 

Uma vez que o call tracking não é muito bem-visto por algumas pessoas, que, na maioria das vezes, ignoram as ligações, como vocês conseguem atuar nesse meio?  

Esse é um ponto muito comum, ou seja, a gente monitora ligações recebidas pela empresa. Não é a instituição que liga, mas o consumidor que nos contata. O grande ponto, hoje em dia, é a pessoa escolher como falar com a gente. Nesse quesito, temos a responsabilidade em atendê-la bem em qualquer canal. O WhatsApp, por exemplo, faz mais sentido numa série de outros segmentos, como uma loja de roupas em que o consumidor quer ver as fotos de umas peças. Ligações funcionam melhor em áreas de concessionárias, setor automotivo, escolas e hotelaria. Esse contato por telefone ocorre no mundo inteiro. E quando o produto ou serviço é complexo, a ligação é a melhor forma, porque o cliente fica à vontade para tirar suas dúvidas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?