Branding autêntico: estratégias para ressoar com consumidores modernos
Uma marca autêntica é aquela que se conecta profundamente com os consumidores, afirma Rodrigo Roccasecca, COO da bauc.
atualizado
Compartilhar notícia
Desenvolver um branding autêntico é essencial para que sua marca reverbere com os consumidores. Essa autenticidade é o ponto focal para construir confiança e lealdade, especialmente nesse cenário onde todos recebem milhares de informações e anúncios a cada momento. Abaixo destaco algumas estratégias que podem ser utilizadas.
Conheça seu público
Aqui temos de ir além de descritivos demográficos como “mulheres, 35+ e que residam na região central da cidade”, isso é a ponta do iceberg, devemos aprofundar e buscar conhecer interesses, valores e comportamentos dos consumidores.
Utilize pesquisas de mercado, análises de dados e um ativo relevante do digital, interações nas redes sociais para obter insights valiosos.
Um exemplo disso é a Dove, com o posicionamento da Real Beleza, atingiu um ponto sensível ao promover a auto aceitação e a diversidade. Quero destacar a campanha mais recente “The Code” onde trouxeram o debate Real Beleza vs a Visão das IA de geração de imagens em uma campanha incrível.
Transparência e autenticidade
Todas as pessoas se conectam verdadeiramente com mensagens transparentes e menos inventivas.
Ser honesto sobre os valores da empresa, processos de produção e até mesmo erros, fortalecem a confiança e estabelecem laços tanto racionais como emotivos.
Nesse aqui quero destacar a Patagônia, conhecida pela transparência ambiental, compartilhando detalhadamente processos de produção e impactos ambientais, o que ressoa fortemente com o público que também compartilha dessa preocupação com a sustentabilidade.
Narrativas autênticas
Fechando os três pilares que conectam e formam um branding autêntico, é o storytelling real e emocionante como uma forma poderosa de se integrar ao dia a dia dos consumidores.
Essas narrativas devem refletir a essência da marca e os valores que ela defende, em todas as esferas, é muito além de uma missão colada na parede.
Uma das marcas que mais desenvolve e utiliza desse recurso é a Nike, que utiliza histórias inspiradoras de atletas reais para motivar e conectar emocionalmente o público, promovendo valores como perseverança e superação deixando o produto e marca em um segundo plano, porém como o fio condutor de toda a mudança.
Esses pontos e uma boa cultura em volta da marca propiciam essa construção de um branding autêntico, esse é um processo contínuo que requer um fator que eu gosto muito: entender de pessoas.
Sendo assim, compreender o consumidor de modo profundo, consistente, transparente e com narrativas autênticas, as marcas irão se conectar e ressoar de forma significativa com os consumidores, construindo assim relacionamentos duradouros e leais.
Rodrigo Roccasecca é COO da bauc.