Black Friday: um bom plano de mídia vai virar o jogo da sua empresa
“Consumidores cada vez mais informados e exigentes acirram a concorrência no varejo”, garante Camila Oliveira, da agência Alot
atualizado
Compartilhar notícia
Já é fato que a Black Friday se tornou um fenômeno no Brasil e um período chave para o varejo. Com o dia de descontos imperdíveis se aproximando — em 24 de novembro — é preciso se destacar em meio à intensa concorrência e alcançar o tão desejado sucesso nas vendas, por isso um planejamento de mídia bem feito é a chave para o triunfo.
A expectativa de compra para o período teve crescimento de 32,2% na população que pretende comprar na Black Friday 2023, conforme dados da MField, o que só reforça a importância de se planejar e aproveitar ao máximo a data.
O varejo não pode mais confiar apenas em grandes descontos para atrair clientes, é necessário um esforço estratégico e tático para se destacar.
O planejamento de mídia desempenha um papel fundamental na diferenciação das marcas e na maximização do alcance do público-alvo e abaixo trago alguns pontos que podem ajudar empreendedores que querem alavancar os resultados:
Público como foco central
Antes de qualquer ação de mídia, é fundamental conhecer o público-alvo. Quais são os consumidores que sua empresa deseja alcançar? Quais são suas preferências, necessidades e comportamentos de compra? Compreender profundamente o seu público permite direcionar os esforços de mídia de maneira mais eficaz, escolhendo os canais e formatos mais adequados para se comunicar com eles.
Canais estratégicos
A variedade de canais de mídia disponíveis hoje em dia é imensa, desde anúncios nas redes sociais, como Instagram e TikTok, e-mail marketing até publicidade em rádio e televisão. Cada canal tem seu público específico e características próprias. Portanto, a seleção criteriosa dos canais a serem utilizados é vital para o sucesso. Um planejamento bem-feito avalia onde o público-alvo passa mais tempo e consome informações, otimizando assim o investimento em mídia.
Relevância e personalização
Um plano eficaz não se trata apenas de escolher os canais certos, mas também de criar conteúdo relevante e customizado. Os consumidores desejam sentir que as ofertas e mensagens são direcionadas especialmente para eles. Segmentação precisa junto a mensagens adequadas e atrativas fazem toda a diferença entre conquistar ou perder um potencial cliente.
Análise e monitoramento
A Black Friday é uma corrida de longa distância, que precisa de resiliência, não uma corrida de velocidade. Isso significa que o monitoramento e a análise constantes das informações são cruciais. Acompanhar o desempenho das campanhas de mídia em tempo real permite ajustes rápidos e a otimização de recursos, garantindo que a estratégia esteja sempre alinhada com os objetivos de venda. Além disso, promover estudos no período que precede essa data é fundamental para sair na frente e se destacar perante o público-alvo.
Como vencer em 2023?
O ano de 2023 no Brasil já tem sido um verdadeiro campo de batalha para o varejo. Um planejamento de mídia estratégico é a chave para o sucesso, permitindo que as marcas alcancem seu público-alvo de maneira eficaz, com conteúdo relevante e personalizado. Aqueles que monitoram e ajustam constantemente suas estratégias terão uma vantagem competitiva e resultados valorosos. Esteja à frente da concorrência e garanta que sua marca se destaque na Black Friday deste ano, conquistando a confiança e o bolso dos consumidores informados e exigentes.
Camila Oliveira é planejadora de mídia sênior na Alot, agência com visão de consultoria de negócios focada em processos de inovação e qualificação da experiência dos usuários, com experiência em campanhas de awareness, consideração e performance.