metropoles.com

Black Friday: publis com creators têm 208% mais chances de engajamento

Pesquisa inédita apresenta dados sobre o evento da Black Friday com recorte especial no marketing de influência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ArtistGNDphotography/Getty Images
imagem colorida pessoa com notebook vendo ofertas da Black Friday - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida pessoa com notebook vendo ofertas da Black Friday - Metrópoles - Foto: ArtistGNDphotography/Getty Images

Mais de 90% dos comentários nas redes sociais tiveram conotação positiva sobre a Black Friday, com aumento de 10% em relação a 2022. O dado faz parte de um estudo inédito da BR Media, Group, que atua com marketing de influência, e da Human Data, empresa de pesquisa. 

De acordo com o levantamento, feito entre agosto e outubro de 2023, o teor dos comentários faz referências a pedidos de descontos, principalmente citando marcas específicas e queridas pelos compradores.

Diante do panorama on-line otimista, o estudo revela que publicidades que envolvam criadores de conteúdo têm 208% a mais de engajamento com os usuários quando comparados com publicidades de mídia paga ou display. 

“O influenciador é muito necessário para trazer interações, comentários e compartilhamentos de experiências, ajuda na construção de imagem de produtos ou marcas, alcançando três vezes mais comentários positivos nas redes sociais. Então, sua figura é essencial em eventos como a Black Friday. O creator empresta sua reputação e credibilidade, oferece seu ‘selo de aprovação’ e ajuda a reverberar, uma maneira muito eficaz de atingir um público específico. Como consequência, pode potencializar também as vendas”, comenta Thiago Bispo, VP Comercial da BR Media Group.

Poder do creator 

Quando o consumidor visualiza somente o produto, sem a presença do influenciador na divulgação, as queixas são maiores. No ranking dos comentários das redes sociais, os assuntos mais abordados são reclamações de entrega (28%), atendimento (11%) e reembolso (6%). Já quando a figura do influenciador está para validar aquele produto ou aquela marca, ele oferece uma blindagem para as críticas negativas, logo muda a percepção do consumidor, e a palavra desejo é uma das mais comentadas (32%), seguida por preferência (12%) e aprovação (11%).

A pesquisa também aponta que o Instagram é a rede social preferida dos clientes quando o assunto é Black Friday – 97% dos usuários estão mais engajados e presentes nesta plataforma em comparação a TikTok e Facebook. Entre os principais nomes, destaque para Virginia (20%), Carlinhos Maia (19%), Gusttavo Lima (19%) e Neymar (18%), que estão entre os influenciadores com maior afinidade com o público para a data.

“O estudo apresenta uma análise histórica, projetada com dados de extrema relevância para o mercado de marketing de influência. A troca gerada entre seguidor e criador de conteúdo é única e pautada na confiança. Durante uma data tão importante, como a Black Friday, a entrega de um conteúdo genuíno é essencial, afinal o consumidor está em busca de ofertas reais e vai buscar personalidades que transmitam essa veracidade”, conclui Fernando Covac, sócio e fundador da Human Data.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?