Redes sociais é a estratégia de Marketing mais explorada pelas marcas
Instagram é eleita em pesquisa como a rede mais utilizada (93%), seguida pelo Facebook, que registrou 67% da preferência dos respondentes
atualizado
Compartilhar notícia
Ao menos 85% dos mais de 1.600 entrevistados pela Pesquisa Panorama de Marketing, feita pela RD Station, apontaram que o uso das redes sociais é a estratégia de Marketing mais explorada na comparação com todas as outras.
Ainda segundo o estudo, promovido de maio a julho deste ano, entre todas as plataformas, destacam-se o Instagram, utilizado com frequência por 93% dos profissionais de Marketing, e o Facebook, por 67%. O LinkedIn, principal rede corporativa, é a terceira, com 46%. Outro dado que chama a atenção é a presença do TikTok — que embora seja a rede social mais nova, já é a quinta mais utilizada (13%), logo atrás do YouTube (25%).
“O Brasil consistentemente lidera os rankings de uso das redes sociais, que têm um impacto direto nas estratégias de Marketing. A pesquisa demonstra que 85% preferem usar essa ferramenta poderosa para construir a presença da marca, interagir com o público e impulsionar os resultados dos negócios. Além disso, os dados apontam perspectivas interessantes, como a preferência pelo Instagram, o crescimento observado no LinkedIn e TikTok – esse por exemplo, sendo também preferido pelos negócios B2C, no qual 20% dos respondentes usam com frequência. E, claro, notamos a resiliência do Facebook, mesmo diante do surgimento de outras redes sociais.”
Robinson Friede, diretor de Marketing da RD Station
Mídia paga
Os profissionais de Marketing também têm atuação expressiva em mídia paga. Essa estratégia aparece como a segunda mais explorada pelos times (72%) e também como segundo canal utilizado com frequência, ao lado do e-mail, ambos com 64%.
Entre a estratégia de anúncios, o Google Ads, com 75%, é o meio preferido, sendo mais usado por empresas de grande porte (82%). Em seguida, vem o Instagram Ads (74%) e Facebook Ads (72%).
Tratando-se de investimento, o Google Ads também é o canal que mais recebe investimento (45%). No recorte por negócios, nas empresas B2C, 16% dos respondentes indicaram investimentos acima de R$ 400 mil em 2022, enquanto no perfil de empresas B2B, essa opção representou apenas metade (8%) dos entrevistados. Nesse aspecto, há destaque para empresas dos segmentos de Educação e Ensino (18%) e Varejo (17%).
A estratégia em mídia paga precisa andar conectada às redes sociais. Isso demonstra a maturidade existente no manuseio dos principais meios. A expectativa de crescimento de investimento no fim do ano deverá ser superior a 2022, em que 19% das empresas B2C e 10% das empresas B2B devem chegar a patamares acima de 400 mil reais, tendo o setor de Educação como líder nesse quesito, com previsão de aumento em 23% no investimento total.
Robinson Friede, diretor de Marketing da RD Station
O executivo complementa: “Dessa forma, em um contexto de competição cada vez maior, será crucial que as empresas explorem novos canais, como mídia programática, LinkedIn Ads e TikTok, e por meio desses anúncios, levem sua audiência para produtos e serviços, gerando Leads e nutrindo o público”.
O estudo teve apoio da Totvs, Exact Sales, Lexos e Tallos.