metropoles.com

Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) defende livre negociação

A entidade pretende divulgar um documento chamando o mercado para discutir mudanças no modelo de regulamentação das relações comerciais

atualizado

Compartilhar notícia

Romain Dancre/Unsplash
contrato ABA
1 de 1 contrato ABA - Foto: Romain Dancre/Unsplash

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) divulgará esta semana um documento que propõe que o mercado estabeleça uma nova autorregulação, diferente das regras que estão em vigor hoje com a atuação do Conselho Executivo dasNormas-Padrão (Cenp). O órgão foi criado 22 anos para mediar as relações comerciais entre anunciantes, agências veículos.

A ABA propõe, entre outras coisas, mais transparência e livre negociação nas relações comerciais; a não  obrigatoriedade de certificações de agências e de tabelas fixas de desconto-padrão e auditoria e medição de audiência e efetividade da mídia por terceiros imparciais.

A movimentação, no entanto, tem gerado desconforto e alguns impasses no mercado. A ABA, inclusive, já havia pedido desligamento do Cenp por defender a livre negociação.

Em carta, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Mario D’Andrea, criticou a atitude da ABA. Segundo ele, o “ambiente correto” para o mercado tratar regulamentação comercial é o Cenp, onde estão acontecendo discussões internas pela modernização das normas-padrão. Ele relembra que desde o final do ano passado, a consultoria Traduzindo o Futuro (ToF) vem coletando as percepções do mercado para guiar a reformulação do Cenp. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?