As ações de marketing são exatamente como o universo: infinitas
“Você tem certeza do que está fazendo dentro da sua galáxia?”, questiona Paulo Castro, sócio e CEO da JOR
atualizado
Compartilhar notícia
Aqui vão cinco pontos para você refletir antes de embarcar na sua nave e ter contato com o seu target.
É uma jornada. Não. A verdade é que hoje são várias jornadas do consumidor. E as formas de acompanhar esta viagem são as mais inúmeras possíveis. Não tem uma receita de bolo. Tem muita técnica e muito conhecimento, mas também muita experimentação para chegar aos melhores resultados. Mas, sobretudo com o que venho lidando hoje e tendo sucesso, recomendo realmente pensar em cinco pontos: Dados, Planejamento, Inovação, Conversas e Objetivos.
Vamos a eles:
Dados
Como viver sem eles? Tudo o que se faz hoje pode ser metrificado. Mas não adiantam apenas os números. Tem que ler muito bem o que eles apontam, entender o que funcionou ou não e tirar a inteligência deles. Raciocinando assim, o que se tira dos dados retroalimenta toda a sua estratégia. Há possibilidades variadas e você tem que questionar — e muito bem — se está com as plataformas corretas, a análise mais completa e as recomendações mais pensadas.
Planejamento
Vai começar a sua viagem? Para onde vai, com quem vai e aonde quer aterrissar? Planejar é poupar tempo, recursos e energia. Se tem um lugar onde tem que investir o seu tempo é no planejar, que envolve saber diagnosticar, olhar todo o mercado, chegar nos caminhos a serem percorridos e desenhar a rota para chegar até o fim. Muitas vezes vejo empresas se perdendo por não terem se planejado direito ou não terem dado a importância que esta etapa precisa.
Inovação
A atenção do consumidor é disputada por milhares de marcas. Não dá para investir e ficar nesse mar revolto, boiando com todas elas. Inovar é fazer diferente, é falar diferente, é pegar um lugar na mente e no coração do seu target como ninguém entrou. Muito se fala em inovação, mas muitas vezes por medo, receio fica só uma palavra bonita na missão da empresa. Faça isso ser uma missão de verdade.
Conversas
É isso mesmo que você leu: conversas. Nos tempos de redes sociais, abrir um diálogo com o seu consumidor é mais importante do que ficar gritando o nome da sua marca no ouvido dele sem ouvir a resposta. As ações de marketing hoje partem de conseguir trocar com o seu target. Momento de descobrir grandes insights, gerar fidelidade, resolver ruídos ou problemas e estabelecer um canal direto e poderoso.
Essa conversa de que “a gente sabe o que o consumidor quer” já acabou faz muito tempo.
Objetivos
Lembra que eu falei que o universo é infinito? Vai abastecer a sua nave e vai partir sem saber exatamente os objetivos da sua viagem? Parece simples, não é? Impossível alguém não pensar nisso? Mas acontece e muito.
Deixe claro quais são os seus objetivos com as ações de marketing. Qual o resultado esperado? Qual a métrica utilizada? Qual o retorno desejado? Assim você nunca mais vai achar que está fazendo um gasto, mas sim um investimento. E fica muito mais fácil planejar e propor as suas próximas ações com os objetivos cumpridos.
Cinco pensamentos. Cinco reflexões. E uma conclusão: existe vida não só na sua galáxia. Pense muito bem antes de entrar neste universo.
Paulo Castro é sócio e CEO da JOR: Jornadas Seekers, uma empresa Approach Network (holding que abriga sete marcas. A JOR é uma agência full service de publicidade, que trabalha para atender o cliente e o consumidor (B2B e B2C) em todos os pontos da jornada. O publicitário tem de 30 anos de experiência no mercado, com passagem em empresas como McCann, Y&R, V&S, Staff, sendo seu último trabalho na Agência3, onde atuou como Sócio, VP e CEO.