Macrotendências após pandemia: cliente está mais exigente e engajado
Agência SA365 aponta tendências de comportamento a partir de perfis mapeados em 2020. Material pode servir de forma estratégica para marcas
atualizado
Compartilhar notícia
A agência SA365 mapeou quatro macrotendências após um ano de pandemia. A partir delas (empatia tecnológica, entretenimento remoto, escritório híbrido e ‘eu protagonista’), o estudo “Trends: Comportamento do Consumidor 2021” aponta mudanças no perfil do brasileiro e indica caminhos possíveis para a comunicação em 2021.
Para Viviane Ito, head de insights e estratégias da SA365 e responsável pelo estudo, a pesquisa busca prever comportamentos em um mundo que está em constante mudança. “Entendemos que a resposta poderia estar no que as pessoas buscaram, compraram e experimentaram em 2020, nos indicativos do que iria moldar o comportamento para 2021 e além”, explica.
Um dos principais destaques é a tendência “eu protagonista”. Segundo dados do Facebook, usados como referência no estudo da SA365, 46% das pessoas disseram que aprenderam a cortar cabelo ou fazer as unhas na pandemia. Isso significa que o consumidor está mais resolvedor e com isso se tornará mais exigente.
O foco dos serviços naturalmente mudou, bem como alguns produtos adquiridos. O estudo indica um aumento de 70% nas buscas sobre “como fazer mudas de plantas”, por exemplo. Enquanto isso, o crescimento das buscas no segmento de cuidados com a pele, mãos, pés e unhas foi de 143% em 2020. O relatório revela ainda que o interesse do consumidor pelo autocuidado também teve impacto no setor: as vendas dos produtos da La Roche Posay e Vichy cresceram aproximadamente 395% por meio de plataformas de assinatura, que oferecem descontos na compra de dermocosméticos.
“De tudo que está em curso, podemos apostar na importância da reinvenção, apoiada numa tecnologia cada vez mais voltada oara necessudades humanas. Para nós, profissionais de marketing, fica a tarefa de repensar estratégias num mundo em recuperação”, conclui estudo.