Aplicativo ajuda na hora das vendas ao compilar dados de comportamento
Guilherme Bohnen, diretor executivo do Oto, explica como o mecanismo contribui com a conversão e ainda a melhorar a experiência do cliente
atualizado
Compartilhar notícia
Há quem diga que não se faz comunicação sem dados. A verdade é que para se ter uma estratégia de conversão cada vez mais assertiva, é preciso sim trabalhar com informações qualificadas. E isso no momento atual, de expansão do e-commerce, é ainda mais importante, pois ajuda a criar relacionamentos únicos e em escala, promovendo mais vendas e uma melhor experiência ao cliente.
Uma das soluções é adotar o chamado ‘marketing omnichannel’, em que há a integração de dados, gerenciamento de audiências, importação de segmentações e ativação de campanhas com análises de resultados em um único lugar. A companhia que adota esse tipo de solução consegue conectar os dados on-line e off-line e ter uma visão única do cliente diante das compras, histórico, comportamento e por onde ele navegou, tudo de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O especialista Guilherme Bohnen, diretor executivo do Oto, explica que, no e-commerce, o serviço é totalmente customizado, mas os vendedores de loja não vivem essa experiência. Pensando nisso, o Oto foi criado, unindo dados e inteligência artificial para levar informação na velocidade certa para o profissional na ponta por meio de um aplicativo. “Em nossa visão, o vendedor não foi incluído nessa transformação digital e não recebeu nenhum tipo de apoio tecnológico para melhorar as vendas dele. Entendemos que o varejo pode atuar de forma mais ativa, não apenas esperando o cliente entrar na loja. E durante a pandemia, o cenário ficou ainda pior, pois muitas lojas tiveram que fechar as portas e o setor precisou se reinventar”, argumenta.
Isso reflete diretamente no marketing, pois o vendedor é o principal canal de comunicação. “O time de marketing consegue garantir que o vendedor se posicione e se comunique de forma mais adequada e, ao mesmo tempo, pode incluir o vendedor nas estratégias de CRM. É possível envolvê-los em campanhas de e-mail, SMS, push. Quando um cliente demonstra interesse em algum produto que recebeu em uma campanha de e-mail, mas não realizou a compra, é possível acionar um vendedor para realizar um contato de forma assertiva”, explica Guilherme.
O Oto compila dados para dar ao vendedor informações sobre o comportamento holístico do cliente. De forma prática, isso significa rastros e interações como e-mails, SMS, navegação pelo site, produtos, campanhas de redes sociais, além de histórico de compras, entre outros. “O aplicativo impacta o vendedor e o empodera. Isso faz com que ele conheça de fato seu cliente, pois, antes de ir na loja física, o cliente interage, busca de forma on-line, participa das campanhas digitais. Então, todo esse comportamento on-line é muito importante para que se entenda de fato o comportamento e as necessidades e vontades desse consumidor”, conclui.