Anúncios de áudio digital podem gerar mais engajamento, diz pesquisa
Encomendado pelo Spotify, estudo aponta que o formato tem mais probabilidade de envolver a memória de longo prazo e as memórias passadas
atualizado
Compartilhar notícia
Anúncios de áudio digital podem gerar mais engajamento e ativação emocional do que outros formatos de publicidade. É o que aponta recente estudo da Neuro-Insight, encomendado pelo Spotify para otimizar os anúncios na plataforma de streaming.
“Nosso objetivo é usar sinais como esse para garantir que estamos servindo música e podcasts que o usuário deseja, antes de saber que deseja”, ressalta John Gibs, diretor global e cientista principal de dados do Spotify.
Os pesquisadores fizeram leitura em tempo real de ondas cerebrais para medir a resposta aos estímulos e concluíram que o áudio digital tem mais probabilidade de envolver a memória de longo prazo e as memórias passadas. Mais de 600 participantes ouviram anúncios de áudio digital intercalados entre vários estilos musicais.
O curioso é que, para cada gênero musical, há um efeito diferente no cérebro. O rap, por exemplo, produziu mais envolvimento; enquanto o rock, intensidade emocional.
Em relação ao consumo da plataforma, 80% dos participantes afirmaram que ouviam conteúdo de áudio enquanto faziam caminhadas, exercícios, tarefas domésticas, trabalho, deslocamento ou relaxamento. Já 66% disseram que escolhem o áudio como uma boa fuga da dominação da estimulação visual.