Anunciantes acreditam que IA influenciará nas estratégias de marketing
Estudo Bússola de Marketing investiga planos dos anunciantes para investimentos em marketing e comunicação
atualizado
Compartilhar notícia
Ao menos 53% dos anunciantes ouvidos entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024 declaram estar otimistas para investir neste ano, principalmente no varejo (63%). Mas, ainda assim, estão cientes de que isso só será possível se apostarem mais no digital.
É o que aponta a 5ª edição do estudo Bússola de Marketing, realizado pelo Grupo Croma, que investiga os planos dos anunciantes para os investimentos em marketing e comunicação e identifica padrões e tendências na composição desses investimentos para um futuro próximo. Com apoio institucional da ABA, ABAP, CENP e AMPRO, foram ouvidos 119 executivos da indústria, serviços e do varejo que têm a responsabilidade pela decisão ou que influenciam como será alocado o budget de marketing e comunicação das marcas.
“O estudo percorre um valioso caminho de entendimento sobre o que pensam os anunciantes, apresentando um balanço do mercado sobre as principais escolhas de 2023, identificando apostas para o melhor uso do orçamento e trazendo recomendações que possam orientar esses investimentos no desafiador e competitivo cenário brasileiro”, explica Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma.
Ainda de acordo com o estudo, os entrevistados afirmam que pretendem destinar cerca de 34% do budget de mídia no digital e outros 33% deverão ser alocados em promoções, patrocínios e eventos. Isso sugere que há uma complementaridade e potencialidade entre os canais. Microempresas se mostram ainda mais propensas a investirem no digital (40%). Corroborando essa perspectiva de otimismo, 50% afirmam que aumentarão os investimentos em marketing, comparado ao ano anterior e declaram que pretendem alocar mais investimento no digital (cerca de 41% do total).
Inovação é um tema relevante e destino de 45% do investimento. Entre os anunciantes do setor de serviços, o investimento pode chegar a 51%. 36% dos anunciantes acreditam que os recursos destinados à inovação serão utilizados para iniciativas na área de tecnologia. Esta parcela é ainda maior entre anunciantes do setor de indústria (47%). Além de tecnologia, outros 22% acreditam que também haverá mais investimento em inovação para ofertas de serviços das empresas. ESG recebeu apenas 3% da verba.
Inteligência artificial também é um tema importante e influenciará muito ou consideravelmente estratégias e iniciativas das empresas em 2024, na opinião de 64% dos entrevistados. Há uma confiança ainda maior de que a inteligência artificial mudará a maneira de fazer marketing entre os anunciantes que pretendem aumentar os investimentos em mídia (80%).