metropoles.com

“Influenciar é ter empatia”, diz mineira com 12 milhões de seguidores

Influenciadora especializada em conteúdos fitness conta os principais desafios da carreira e a rotina por trás do celular

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Arte: Lucas Jonathan
#SouInfluencer-2
1 de 1 #SouInfluencer-2 - Foto: Divulgação/Arte: Lucas Jonathan

Aos 24 anos, a influenciadora mineira Anna Clara Rios acumula, só no Instagram, mais de 800 mil seguidores. No Youtube, o número salta para mais de 12 milhões. Ela produz conteúdos fitness, abordando temas como receitas, treinos, vida real, além de mesclar o tempo com a gravação de vídeos voltados para a temática kids no YouTube. No ano passado, ocupou o quarto lugar no Top Creator, lista criada pela plataforma de vídeos YouTube.

Moradora de Belo Horizonte, Anna Clara fala sobre os principais desafios de ser influenciadora digital. “Influenciar é sobre ter empatia, responsabilidade e entender que por trás do mundo virtual existem seres humanos”, aponta. 

Em entrevista à série de publicações que o Metrópoles veicula com influencers, Anna Clara conta como encontrou o nicho de atuação e também como divide o tempo para a gravação de conteúdos. Confira:

Como e quando você decidiu que seria influenciadora digital?  

Há dois anos, me vi em dúvida sobre a escolha da minha faculdade – cursava engenharia de produção há 8 períodos. Mesmo com tanta dedicação aos estudos, me sentia frustrada, pois me identificava muito com a área da comunicação. Nesse momento conflituoso, recebi a oportunidade de entrar no canal de um dos maiores YouTubers do Brasil, o Enaldinho, e ali comecei a trilhar o meu caminho na internet. 

Qual o principal desafio de seguir essa carreira no Brasil? 

A falta de credibilidade da profissão como um todo. Acredito que essa mentalidade está em constante mudança, mas muitas pessoas não enxergam os YouTubers como trabalhadores dedicados, profissionais e  competentes.

Infelizmente, muitos têm a visão de que o nosso conteúdo se resume a ligar a câmera e gravar, sem considerar a captação de ideias, a direção de filmagem, bem como a estruturação de roteiro e produção de todos os vídeos realizados.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Anninha (@annaclararios)

Como você decidiu que seria influenciadora da área fit? 

Durante a faculdade de engenharia desenvolvi diversos problemas relacionados à ansiedade. Por isso, como forma de aliviar os sintomas, entrei na academia. Me apaixonei logo de cara e me senti inspirada em poder incentivar mais pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável. 

No Instagram você foca em conteúdos mais sobre a vida fitness, mas no seu canal no YouTube aborda temas como receitas e conteúdos kids. Como faz para dividir o tempo e conseguir gravar conteúdos distintos? 

Atualmente, tenho destinado muita energia ao YouTube, separando cinco dias da minha semana para a gravação e elaboração de vídeos postados na plataforma.  No Instagram, consigo postar conteúdos ao vivo, de forma mais orgânica, mostrando o meu dia a dia, então consigo diluir a produção ao longo de todos os dias. 

Qual conselho você daria para quem deseja iniciar nessa profissão?

Siga o seu coração, não ligue para críticas sem fundamento. Além disso, estude bastante a plataforma que quer atuar, siga pessoas que te inspiram e entenda como você pode trazer diferenciais que vão te destacar dos muitos conteúdos postados atualmente. 

Qual a sua avaliação sobre o mercado de influência em Minas Gerais? 

Os mineiros têm muitos criadores de conteúdo excelentes. Tive o prazer de conhecer vários influenciadores honestos, competentes e que possuem um grande engajamento nos nichos. 

Qual a sua maior inspiração nesse ramo de influenciadora digital?

O meu namorado, Enaldinho. Ele é incansável e sempre se supera na entrega de conteúdos de qualidade. Tem muito amor ao que faz e dedica muita energia no trabalho que faz.

Como é sua rotina de trabalho? Além da gravação de conteúdos para as redes sociais, você precisa conciliar com outros afazeres?

Em semanas normais, gravo todos os dias. Começo às 9h e costumo terminar por volta de 21h. Gosto de dedicar o meu tempo livre à academia e ao futevôlei, é onde fico bem off-line das redes e bem on-line na vida real. 

Qual a responsabilidade e cuidado do influencer que ele deve ter perante os seguidores?

Justamente o poder de influenciar. É sobre ter empatia e entender que por trás do mundo virtual existem seres humanos. 

Durante sua trajetória como influencer qual foi o maior desafio que você enfrentou?

Ler muitas críticas e comentários maldosos sobre mim de pessoas que não me acompanham ou conhecem.

Atualmente, várias pessoas espalham ódio na internet como forma de terapias, é importante nos blindarmos psicologicamente disso. 

Metrix

Desde 2023, o portal Metrópoles conta com um braço próprio para atender o mercado de marketing de influência: a Metrix, um ecossistema de desenvolvimento de projetos entre marcas e criadores de conteúdo. A iniciativa visa desenvovler a conexão entre talentos e oportunidades no mercado de influência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?