“Influenciar é ter empatia”, diz mineira com 12 milhões de seguidores
Influenciadora especializada em conteúdos fitness conta os principais desafios da carreira e a rotina por trás do celular
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 24 anos, a influenciadora mineira Anna Clara Rios acumula, só no Instagram, mais de 800 mil seguidores. No Youtube, o número salta para mais de 12 milhões. Ela produz conteúdos fitness, abordando temas como receitas, treinos, vida real, além de mesclar o tempo com a gravação de vídeos voltados para a temática kids no YouTube. No ano passado, ocupou o quarto lugar no Top Creator, lista criada pela plataforma de vídeos YouTube.
Moradora de Belo Horizonte, Anna Clara fala sobre os principais desafios de ser influenciadora digital. “Influenciar é sobre ter empatia, responsabilidade e entender que por trás do mundo virtual existem seres humanos”, aponta.
Em entrevista à série de publicações que o Metrópoles veicula com influencers, Anna Clara conta como encontrou o nicho de atuação e também como divide o tempo para a gravação de conteúdos. Confira:
Como e quando você decidiu que seria influenciadora digital?
Há dois anos, me vi em dúvida sobre a escolha da minha faculdade – cursava engenharia de produção há 8 períodos. Mesmo com tanta dedicação aos estudos, me sentia frustrada, pois me identificava muito com a área da comunicação. Nesse momento conflituoso, recebi a oportunidade de entrar no canal de um dos maiores YouTubers do Brasil, o Enaldinho, e ali comecei a trilhar o meu caminho na internet.
Qual o principal desafio de seguir essa carreira no Brasil?
A falta de credibilidade da profissão como um todo. Acredito que essa mentalidade está em constante mudança, mas muitas pessoas não enxergam os YouTubers como trabalhadores dedicados, profissionais e competentes.
Infelizmente, muitos têm a visão de que o nosso conteúdo se resume a ligar a câmera e gravar, sem considerar a captação de ideias, a direção de filmagem, bem como a estruturação de roteiro e produção de todos os vídeos realizados.
Ver esta publicação no Instagram
Como você decidiu que seria influenciadora da área fit?
Durante a faculdade de engenharia desenvolvi diversos problemas relacionados à ansiedade. Por isso, como forma de aliviar os sintomas, entrei na academia. Me apaixonei logo de cara e me senti inspirada em poder incentivar mais pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável.
No Instagram você foca em conteúdos mais sobre a vida fitness, mas no seu canal no YouTube aborda temas como receitas e conteúdos kids. Como faz para dividir o tempo e conseguir gravar conteúdos distintos?
Atualmente, tenho destinado muita energia ao YouTube, separando cinco dias da minha semana para a gravação e elaboração de vídeos postados na plataforma. No Instagram, consigo postar conteúdos ao vivo, de forma mais orgânica, mostrando o meu dia a dia, então consigo diluir a produção ao longo de todos os dias.
Qual conselho você daria para quem deseja iniciar nessa profissão?
Siga o seu coração, não ligue para críticas sem fundamento. Além disso, estude bastante a plataforma que quer atuar, siga pessoas que te inspiram e entenda como você pode trazer diferenciais que vão te destacar dos muitos conteúdos postados atualmente.
Qual a sua avaliação sobre o mercado de influência em Minas Gerais?
Os mineiros têm muitos criadores de conteúdo excelentes. Tive o prazer de conhecer vários influenciadores honestos, competentes e que possuem um grande engajamento nos nichos.
Qual a sua maior inspiração nesse ramo de influenciadora digital?
O meu namorado, Enaldinho. Ele é incansável e sempre se supera na entrega de conteúdos de qualidade. Tem muito amor ao que faz e dedica muita energia no trabalho que faz.
Como é sua rotina de trabalho? Além da gravação de conteúdos para as redes sociais, você precisa conciliar com outros afazeres?
Em semanas normais, gravo todos os dias. Começo às 9h e costumo terminar por volta de 21h. Gosto de dedicar o meu tempo livre à academia e ao futevôlei, é onde fico bem off-line das redes e bem on-line na vida real.
Qual a responsabilidade e cuidado do influencer que ele deve ter perante os seguidores?
Justamente o poder de influenciar. É sobre ter empatia e entender que por trás do mundo virtual existem seres humanos.
Durante sua trajetória como influencer qual foi o maior desafio que você enfrentou?
Ler muitas críticas e comentários maldosos sobre mim de pessoas que não me acompanham ou conhecem.
Atualmente, várias pessoas espalham ódio na internet como forma de terapias, é importante nos blindarmos psicologicamente disso.
Metrix
Desde 2023, o portal Metrópoles conta com um braço próprio para atender o mercado de marketing de influência: a Metrix, um ecossistema de desenvolvimento de projetos entre marcas e criadores de conteúdo. A iniciativa visa desenvovler a conexão entre talentos e oportunidades no mercado de influência.