metropoles.com

Alimentação saudável é tema da nova campanha do Idec

Com o mote “Comer bem na escola: uma lição pra vida toda”, iniciativa conta com mini documentários e filme para TV aberta e fechada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
YouTube/Reprodução
Alimentação saudável é tema da nova campanha do Idec – Metrópoles
1 de 1 Alimentação saudável é tema da nova campanha do Idec – Metrópoles - Foto: YouTube/Reprodução

Para informar professores, educadores, familiares e estudantes de escolas públicas e privadas sobre a importância da qualidade dos alimentos que são oferecidos no ambiente escolar, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), juntamente da ACT Promoção da Saúde, o Instituto Desiderata e a Fian Brasil, deram início à segunda fase da campanha “Comer bem na escola: uma lição pra vida toda”. 

Assinada pela agência Repense, a campanha conta com um novo filme para a TV, além de cinco mini documentários, que serão veiculados nas redes sociais, apresentando histórias positivas e inspiradoras de escolas que conseguiram incorporar iniciativas e políticas para promover a alimentação saudável.

A ação visa mostrar para a população um problema grave: o aumento do consumo de produtos alimentícios ultraprocessados por crianças e adolescentes. Segundo o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de Santiago no Chile, o número de óbitos associados a esses produtos chega a aproximadamente 57 mil por ano.

Considerando esse cenário, as instituições e a Repense optaram por utilizar o ambiente escolar como cenário central da campanha, uma vez que as crianças e os adolescentes passam a maior parte do dia nesse contexto. Além disso, as escolas envolvem muitas pessoas, todas elas potenciais agentes de mudança, incluindo gestores públicos, familiares, educadores e todos os membros da comunidade escolar, desde os porteiros até as merendeiras.

“A infância e a adolescência são um período extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano e para a construção de hábitos para a vida toda. Por isso, é essencial ampliar o debate sobre as políticas públicas para a alimentação saudável no ambiente escolar e a necessidade de regulamentação do que é oferecido e vendido às crianças e adolescentes nesses espaços, tanto na rede pública como nas instituições privadas”, afirma Giorgia Russo, consultora técnica do Idec.

Foi pensando nisso que, além de um filme para a TV aberta e fechada, a campanha apresenta cinco mini documentários para veiculação em redes sociais abordando experiências de sucesso em diversos lugares do país. Os filmes estão centrados nos seguintes temas: hortas nas escolas; educação alimentar nutricional; refeitórios, com foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e na agricultura familiar; restrição à venda de ultraprocessados; e restrição da publicidade no ambiente escolar.

Confira aqui o primeiro mini documentário da série. “Mais que uma campanha, é um movimento em prol da alimentação saudável como forma de aprendizado no ambiente escolar. Nesta fase estamos mostrando diferentes histórias e casos de sucesso relacionados ao assunto em diferentes lugares do Brasil. A temática é das mais importantes e muito cheia de aprendizados para todos nós”, comenta Daniel Chagas, head de criação da Repense.

Assim como na primeira fase da campanha, os interessados no tema podem acessar o site “Comer Bem na Escola” e demonstrar apoio por meio de um “mapa de likes”. Além disso, é possível acessar mais conteúdos sobre o tema e se cadastrar para ficar por dentro de todas as novidades.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?