metropoles.com

“Afinal, todos nós somos blogueirinhos”, garante jornalista Mari Palma

Durante último dia do Fire Festival, especialistas explicaram como toda e qualquer profissão pode fazer sucesso nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hotmart/Divulgação
Fire Festival 2023 – Metrópoles
1 de 1 Fire Festival 2023 – Metrópoles - Foto: Hotmart/Divulgação

Belo Horizonte (MG) — Blogueirinha. Provavelmente você já ouviu bastante essa expressão. Basicamente, o nome se refere a uma pessoa que produz conteúdos sobre os mais variados assuntos na internet, normalmente no formato de vídeos para as redes sociais. 

Para ter um panorama do quanto o termo cresceu, um relatório divulgado no ano passado pela Mídias Sociais 360° (#MS360FAAP) mostrou que as interações do público com os influenciadores digitais nas redes sociais são muito maiores se comparadas com perfis de marcas. 

Esse foi um dos temas discutido neste sábado (26/8) durante o Fire Festival, evento voltado para as áreas de marketing digital, tecnologia, inovação e empreendedorismo, que ocorre em Belo Horizonte até hoje, e no qual o Metrópoles está presente para acompanhar os principais cases que permeiam os setores. 

Promovido pela Hotmart, empresa de tecnologia e creator economy, o evento reúne no Expominas em Belo Horizonte mais de 8 mil participantes de 26 países, que estão conhecendo os principais cases de empreendedorismo, inovação, criação de conteúdo, comunicação em diferentes plataformas e as principais tendências do mercado digital em seis palcos simultâneos.

Em um dos painéis de hoje, a dra. Simone Cesar, dentista musical; a advogada Fayda Belo; e a jornalista Mari Palma debateram sobre o tema “Virou blogueirinha? Quando a influência muda o jogo de uma carreira tradicional”. 

Fayda Belo afirmou que, no início, achava o mundo on-line “uma bobeira”. Contudo, quando veio a pandemia, começou a ter tempo livre e a gravar vídeos explicando termos técnicos e difíceis do mundo do Direito. 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fayda Belo (@faydabelo)

“Lembro que estava mexendo no celular e vi um vídeo que configurava crime na internet. Foi quando gravei outro explicando que o que estava sendo falado era crime. Esse vídeo viralizou e, com isso, percebi que posso usar o conhecimento técnico que eu tenho para explicar o Direito, iniciativa que deu super certo”, contou a advogada, que hoje tem mais de 300 mil seguidores no Instagram.

A jornalista Mari Palma acrescentou: “Eu sou super a favor dessa linguagem descomplicada e é muito bom quando conseguimos levar isso para as pessoas. Afinal, todos nós somos blogueirinhos. No entanto, temos de lembrar que precisamos produzir conteúdos responsáveis”.

Já Simone Cesar, até então nunca havia trabalhado com a internet até que, após 17 anos de profissão, teve a coragem de “dar a cara a tapa”, conforme rememora.

Ela conta que o filho de 10 anos mostrava alguns aplicativos para dublagem de músicas. A profissional grava vídeos na internet fazendo paródias com hits que estão em alta tentando ensinar às crianças que escovar os dentes e usar o fio dental são super importantes.


“Foi então que percebi que o vídeo que eu gravava atendendo a criança no consultório com música era enviado para a mãe da criança, que enviava no grupo da família, que postava no Instagram. Isso começou a viralizar e, mesmo recebendo duras críticas, vi que o que eu fazia era de maneira responsável e fazia as crianças perderem o medo de irem ao dentista “, garantiu.

Panorama

Com três dias de atividades em seis palcos simultâneos e mais de 160 palestrantes, o Fire Festival 2023 reafirma o papel crucial na comunidade global de empreendedores digitais e criativos, redefinindo o cenário da Creator Economy e impulsionando a inovação digital.

Os holofotes deste ano se concentraram em uma série de palestrantes de renome, conhecidos nacional e internacionalmente nesse mercado. Nomes influentes como Gary Vaynerchuk (o Gary Vee), Iza, Bianca Andrade e Pedro Sobral compartilharam insights valiosos sobre empreendedorismo digital, criatividade e tendências emergentes.

As palestras educaram e inspiraram criadores e empreendedores a abraçar novas oportunidades e abordagens. E fora dos palcos, os profissionais se encontram, ampliam conexões, compartilham insights e fecham negócios.

“O Fire Festival 2023 não apenas superou nossas expectativas, mas também se tornou um marco definitivo na interseção entre empreendedorismo digital e inovação, reafirmando nossa missão de promover conexões entre as pessoas que atuam ou querem atuar nesse mercado e de transformar o cenário da Creator Economy”, ressalta Nathalia Cavalieri, general manager da Hotmart.

O Fire Festival 2024 já tem data marcada para ocorrer, será entre 29 e 31 de agosto, novamente no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?