Aceleradora de influência Trope divulga estudo sobre diversidade
Compilados em parceria com o grupo de pesquisa AlgoritmCOM, os dados revelam pouca inclusão na publicidade feita em games
atualizado
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A Trope, aceleradora de influência da Geração Z, promoveu uma pesquisa inédita com gamers nascidos entre 1995 e 2010. Os dados apontam que 60% das mulheres, minorias raciais, pessoas com deficiência e LGBTQIAP+, que jogam on-line ou consomem conteúdos relacionados a games, não se sentem representadas pela publicidade feita nesse universo. Por isso, optam por não consumir dessas marcas.
Para Luiz Menezes, fundador da Trope, a condução da pesquisa partiu de um questionamento presente na internet, especialmente por conta da falta de informações sobre o tema. “Os dados são importantes para gerar a mudança necessária no cenário. É dando voz a quem não se sente representado que iniciamos o movimento de inclusão e diversidade nos games”, afirma.
A ação foi desenvolvida em parceria com o grupo de pesquisa AlgoritmCOM. A coleta foi feita por meio de questionários on-line, além de entrevistas exploratórias, entre junho e agosto de 2021. No total, 4.602 pessoas de todas as regiões do Brasil participaram.
O TikTok, LOUD, NimoTV, entre outros, apoiaram a iniciativa, que foi apenas o primeiro passo entre os planos da startup. No futuro, ela quer promover palestras para que as empresas possam disseminar o conteúdo do estudo, consultoria de especialistas, programa de aceleração de gamers e projetos de diversidade.
A pesquisa completa pode ser acessada aqui.