ABAP celebra 72 anos com mais inclusão digital na publicidade
A Associação Brasileira de Agências de Publicidade lança novo site com atendimento on-line 24 horas para pessoas surdas
atualizado
Compartilhar notícia
Para celebrar 72 anos de existência, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) criou o primeiro site do Brasil com atendimento humano on-line 24×7 para pessoas surdas. Em parceria com a empresa ICOM Libras, a iniciativa visa a incentivar outras entidades, agências e marcas a adotarem práticas inclusivas que permitam que pessoas com deficiência acessem informações no ambiente digital.
Nos últimos anos, a ABAP começou a apoiar diversas iniciativas para a inclusão digital como o “Movimento Web Para Todos”, do W3C Brasil; o “Selo de Acessibilidade Digital”, da Prefeitura de São Paulo; e o “Prêmio WSA Brasil”. Mas ainda não tinham acessibilidade no próprio site.
“O planejamento do novo site nasceu desde o início com o propósito de ser adequado para pessoas com alguma deficiência. Até mesmo a escolha da cor predominante no site (amarelo) foi escolhida pensando nas cerca de 8 milhões de pessoas daltônicas no país”, diz Alexandre Gibotti, diretor-executivo da ABAP.
Segundo o profissional, produzir um site acessível pode aumentar os custos de produção entre 10 e 15%, mas como existem cerca de 18 milhões de pessoas com alguma deficiência no País, esse aumento percentual nos custos de produção se justifica. “Na celebração dos 72 anos, a ABAP renova seu compromisso com a diversidade e a inclusão digital, ajudando a conscientizar todo o mercado sobre a importância dessas ações práticas”, diz Gibotti.
O novo site também está mais ágil, responsivo e fácil de usar. São centenas de pesquisas, estudos, normas, leis e guias de melhores práticas da ABAP e de outras entidades. Criada em 1949, a ABAP defende os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação.