A presença das marcas em festivais de música
Grandes festivais conseguem atrair centenas de milhares de participantes e geram ampla cobertura, proporcionando bastante exposição
atualizado
Compartilhar notícia
Podemos pensar na exposição na mídia, na cobertura pelos canais de TV que transmitem o show, na repercussão nas redes sociais, no que viraliza ou não, e na grande visibilidade que gera awareness.
No entanto, além de tudo isso, o sucesso das marcas em festivais está na capacidade de se associar a momentos marcantes e emocionantes, criando ativações que não apenas expõem as marcas, mas as conectam à memória afetiva do público.
A criação desse vínculo emocional constrói valor e impacta os consumidores que frequentam os festivais. Ele sai de lá com toda a experiência vivida, o show, os amigos, toda a trajetória estarão na lembrança, e a marca estará lá também na memória.
Segundo o Mapa dos Festivais, em 2024 o número de marcas envolvidas no patrocínio de festivais foi de 386, aumento de 18% em relação a 2023.
As cinco marcas que mais patrocinaram festivais em 2024 foram Amstel, Coca-Cola, Budweiser, Schweppes e Pixbet.
Apesar de alguns cancelamentos inesperados e da reavaliação de alguns após o boom da pandemia, a força dos festivais continua, o número cresceu 79% e o número de patrocinadores aumentou em 207%, segundo dados do Mapa.
Isso demonstra que as empresas continuam apostando a presença em festivais, seja por meio de patrocínio, apoio ou ativações. O retorno é mais do que esperado, ou seja, os festivais estão ganhando cada vez mais destaque no palco das marcas.
Destaco alguns pontos sobre a contribuição do branding em festivais de música:
Maior exposição e visibilidade da marca
Grandes festivais, como Rock in Rio, The Town e Lollapalooza, conseguem atrair centenas de milhares de participantes, geram ampla cobertura da mídia e nas redes sociais, proporcionando às marcas exposição adicional além dos limites físicos do evento.
Construção de fidelidade à marca
A atmosfera e o senso de comunidade inerentes aos festivais permitem que as marcas se tornem parte integrante desse ambiente, envolvendo-se ativamente com os frequentadores.
Marketing experiencial
As ativações feitas pelas marcas por meio de inúmeros atrativos como games, brindes exclusivos e úteis, produtos, espaços instagramáveis, espaços de descanso, criam um relacionamento significativo, envolvente e positivo para os consumidores.
Vale destacar as iniciativas dos festivais em relação à compensação de pegada de carbono, quais são as medidas e contrapartidas tanto dos festivais quanto das marcas, afinal esses eventos geram grandes impactos relacionados à sustentabilidade.
Juliana Ribeiro é diretora da agência Pronto! Comunicação”.