metropoles.com

A importância da diversidade em campanhas de marketing de influência

Segundo PC Dias, sócio na Eyxo, é importante escolher criadores de conteúdo que sejam um reflexo da base de clientes na vida real

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Christina @ wocintechchat.com/ Unsplash
A importância da diversidade em campanhas de marketing de influência
1 de 1 A importância da diversidade em campanhas de marketing de influência - Foto: Christina @ wocintechchat.com/ Unsplash

Atualmente, na internet é difícil encontrar alguma marca que não tenha utilizado influenciadores para dar mais amplitude a alguma campanha. Sejam os gigantes ou os pequenos de nicho, a creator economy tem ganhado cada vez mais espaço e as empresas estão olhando muito para isso. E isso, não sou apenas eu que digo!

De acordo com a pesquisa ROI e Influência 2021, realizada pela consultoria Youpix em parceria com a AlgoritmCOM, 94% das 94 empresas entrevistadas realizam ações remuneradas com influenciadores. Essa mesma pesquisa apontou que para 83% dos entrevistados, as ações de marketing de influência foram essenciais para o negócio durante a pandemia.

Mas como atingir o público certo para a campanha? Não podemos cair em um erro muito grande e perigoso, como o de não escolher o criador mais preciso para aquele momento. Sem dúvida, já sabemos que o marketing de influência é importante, mas como direcionar isso de uma forma que atinja aquele público-alvo que sua empresa busca? Você pode ter uma marca muito legal, mas se públicos diversos não se veem representados em seu site ou em seus canais de mídia social, provavelmente eles gastarão seu dinheiro em outro lugar.

Ao aplicar uma campanha de marketing de influenciadores, a diversidade é muito necessária, pois os consumidores normalmente veem as recomendações dos criadores de conteúdo como um conselho de ‘amigos de confiança’. Anúncios e discursos de vendas podem ser facilmente ignorados por agências sem rosto, porém, somos atraídos pelo conteúdo de influenciadores porque é identificável.

Se não nos vemos representados, não nos envolvemos e engajamos, é natural. Obviamente, é sempre muito tentador trabalhar com os influenciadores ‘gigantes’ e com grande número de seguidores, mas isso não significa que eles realmente representam seu público-alvo. Isso me parece mais com o que costumávamos fazer antigamente, que eram campanhas gigantes disseminadas de forma massiva para impactar 200 ou 300 pessoas e isso não funciona mais, porque o mundo mudou e o consumidor mais ainda.

Assim, é importante escolher criadores de conteúdo que sejam um reflexo da sua base de clientes na vida real, e os micro influenciadores fazem esse trabalho muito bem, criando conexão e conteúdos relacionáveis que mostram seu conhecimento e transmitem as ideias em comum que eles compartilham com seu público, que normalmente é altamente engajado.

Fazer um esforço consciente para considerar os diferentes grupos de influenciadores, adicionará autenticidade e confiança para uma campanha, o que pode alcançar um público mais amplo, com maior probabilidade de se envolver com uma marca.

Se uma empresa trabalha com apenas um tipo de influenciador, ela envia um sinal para você de que existe um grupo pré-definido de quem se encaixa. Por exemplo, ao mostrar exclusivamente pessoas brancas usando seus produtos ou apenas mulheres de meia-idade, quando na verdade o produto também é usado por homens jovens e pessoas pretas, você estará dizendo a essa parte de sua base de clientes que seus produtos não são para eles.

Recentemente, na Eyxo, lançamos o primeiro banco de diversidade para influenciadores pensando exatamente nessa problemática. Nosso intuito foi criar um ambiente onde os creators terão um espaço inédito para se cadastrar e identificar seu perfil indicando, por exemplo, sua identidade de gênero, raça, se é portador de alguma deficiência, orientação sexual ou mesmo região onde mora, para garantir a diversidade no mapeamento de criadores de conteúdo.

Os últimos anos derrubaram as máscaras de muitas empresas. Marcas com discursos de diversidade vazios, sustentados por ações cotidianas totalmente catastróficas, acabaram expostas e tiveram suas imagens bastante arranhadas. Longe dos holofotes dos eventos de inovação e do glamour dos artigos de negócios, existe uma pressão popular por coerência, significado e, sobretudo, representatividade. É hora das empresas assumirem seu papel como agentes transformadores da sociedade e entenderem que sucesso tem a ver com legado e não apenas com um balanço patrimonial positivo.

PC Dias é sócio na Eyxo, onde assume a liderança de toda a área de estratégia de projetos com experiências de conteúdo. Tem mais de 20 anos de experiência em planejamento criativo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?