A importância da criatividade na geração de conteúdo no podcast
Entretanto, deve-se atentar aos direitos autorais na internet, pontua a advogada Heloize Melo Camargo
atualizado
Compartilhar notícia
Diferente de outras mídias sociais, os podcasts possibilitam aos seus usuários ouvir passivamente seus conteúdos ao passo que realizam outras tarefas do dia a dia. Por exemplo, é possível ouvir um podcast enquanto pratica atividades físicas ou até mesmo executando as tarefas do trabalho.
Nessa perspectiva, nota-se que por meio do conhecimento transmitido por áudios, seus usuários podem aprender sobre diversos temas sem precisar interromper suas demais atividades convencionais do dia a dia, como dirigir, executar tarefas domésticas, entre outras.
Por outro lado, precisamos avaliar os conteúdos produzidos nas respectivas plataformas. Isso porque com a lógica do algoritmo e do marketing digital voltado cada vez mais para os dados, a criatividade ainda é fundamental para se destacar na internet.
Além disso, o fato dos podcasts terem se tornado um elemento presente na rotina de muitas pessoas, se faz necessário a constância no que tange ao desenvolvimento de conteúdos que possam ser úteis e relevantes na vida de seus usuários.
Para tanto, deve-se atentar a uma questão pouco difundida, mas de extrema importância, os direitos autorais na internet. Cumpre destacar que a reprodução em todo ou em parte de produção intelectual de autoria de terceiros, é considerado violação aos direitos autorais.
Destaca-se ainda que de acordo com o artigo 184 do Código Penal, a reprodução em todo ou em parte de produto intelectual de autoria de terceiros, sujeita o infrator a pena de detenção de três meses a um ano ou multa.
Assim sendo, não basta copiar e colar conteúdo de terceiro e replicar no podcast, é preciso se atentar as exigências legais de forma a não violar os direitos autorais de outrem.
Baseado nesse contexto, é preciso cada vez mais fomentar a criatividade, mesmo porque a inventividade é combustível para o progresso humano e desenvolvimento social.
Por fim, segundo levantamento realizado pelo Ibope, o Brasil ocupa o quinto lugar em ranking mundial entre os países com maior consumo de conteúdo em formato de podcast. Por essas e outras razões, nota-se que, com o fomento da criatividade e inovação dentro dos podcasts, podemos alcançar patamares no que tange a usabilidade dessas plataformas ainda maiores.
Heloize Melo Camargo é advogada especialista em Direito Digital e propriedade intelectual, mestranda em Direito Internacional e tem MBA em Digital Business pela Universidade de São Paulo (USP).