À frente da Appnovation, Alfredo Reikdal busca equipe multidisciplinar
Diretor-executivo do hub brasileiro, publicitário com mais de 25 anos de carreira no digital fala dos desafios da implementação no país
atualizado
Compartilhar notícia
Desde abril à frente do hub brasileiro de operações da agência canadense full-service Appnovation, Alfredo Reikdal, 48 anos, tem uma carreira de mais de 25 anos ajudando na construção e consolidação do marketing digital em empresas dos mais diversos perfis. Isso, no entanto, não minimiza o atual desafio de liderar e construir times bons, multidisciplinares e completamente integrados com os colaboradores de outros países.
A trajetória profissional do diretor-executivo começou em 1997, após se formar em publicidade. Um dos primeiros trabalhos foi na agência Click, que mais tarde se tornou a Isobar, uma das maiores agências digitais do Brasil. Em seguida, ficou cinco anos na Globo.com, onde participou de importantes marcos no digital, especialmente com a estreia dos realities. “Entendi o que significa o digital para uma carreira que tava começando”, relembra.
A experiência ainda inclui passagem pela Coca-Cola como o primeiro gerente de marketing interativo da empresa, além de posições de liderança em agências como Ogilvy, Critical Mass, SapientRazorfish e Artplan. “Fui ocupando diferentes funções em diferentes agências e estruturando áreas digitais dentro delas”, conta. “Dentro do meu processo fluido, consegui conectar conhecimento que tinha do digital (tecnologia), mas na forma do negócio”, complementa o especialista.
Atualmente, Reikdal trabalha na Appnovation com todo tipo de solução digital estratégica para desenvolver e integrar diferentes sistemas. De acordo com ele, a agência internacional presta serviços de ponta a ponta ou “pedaços de soluções”, que incluem montar a estratégia de uma empresa, desenhar a experiência da jornada do consumidor, oferecer designers especializados neste nicho, gerir plataformas de fluxo constante de informações. “Boas experiências digitais prescindem reduzir ruído na jornada de consumo, por exemplo”, justifica.