A chave para o sucesso é ter um objetivo único nas redes sociais
“É preciso ter um foco nas redes sociais, mas pouco se fala da importância em buscar uma meta por vez”, diz a jornalista Fernanda Gontijo
atualizado
Compartilhar notícia
Em qualquer área da vida, a falta de objetivos pode deixar qualquer pessoa perdida e confusa. Quando pensamos nas redes sociais, isso não é diferente. É fundamental ter um objetivo claro e específico. Mas é importante ressaltar que é um só por vez. Afinal, a falta de foco é o caminho para o fracasso.
Os objetivos mais comuns para perfis nas redes sociais são: alcance, engajamento, autoridade e vendas. Cada uma dessas metas exige estratégias diferentes e, por isso, é quase impossível conseguir tudo ao mesmo tempo. A falta de foco pode prejudicar, e muito, os resultados esperados.
Também é possível mudar seu objetivo principal após alcançar o primeiro ou até porque ainda não o atingiu, mas sente que teria mais sucesso em investir em outro propósito. O que não pode é querer abraçar o mundo e conquistar tudo de uma vez só.
Se o objetivo do perfil for alcançar mais contas e aumentar o número de seguidores, o ideal seria investir em formatos virais. Atualmente, os reels são os conteúdos mais indicados para isso, eles possuem grande potencial de atrair pessoas. No entanto, esse é um conteúdo geralmente curto e de consumo rápido, não sendo tão indicado para conversão em vendas, por exemplo.
Agora, se o objetivo for engajamento, o ideal é aumentar a conexão do perfil com sua audiência. Nessa meta, você não busca apenas ser visto por mais pessoas, você quer que aquelas pessoas que já te seguem interajam com você. Então o mais indicado é investir em conteúdos interativos, como desafios, enquetes e caixinhas de perguntas, tanto no feed quanto nos stories. Essa combinação tende a gerar mais ações no seu post, como comentários e compartilhamentos, ou seja, o tão sonhado engajamento.
Vamos supor agora que o objetivo seja conquistar autoridade. A principal métrica de autoridade são os salvamentos. Por regra, as pessoas salvam aquilo que desejam ver mais tarde e que as inspiram. Então o importante aqui é estimular o público a salvar seu conteúdo. Isso pode ser feito por meio do call-to-action (CTA), mas principalmente pelo teor das postagens em si. O que as pessoas querem salvar para ver depois? Resoluções de problemas, conselhos e ações educativas que podem ser úteis depois. Não é fácil se tornar referência e, por conta disso, é preciso oferecer soluções inovadoras e que agreguem valor ao público-alvo.
Por fim, quem quer vender precisa mostrar seus produtos e serviços para converter seguidores em clientes. Contudo, apenas postar fotos e vídeos deles não vai convencer os consumidores que estão cada vez mais exigentes. É preciso mostrar a marca de uma forma atraente e criativa. As pessoas querem ver resultados reais, depoimentos de pessoas que já compraram antes, elas querem saber quais são as vantagens de comprar com a empresa X ao invés da empresa Y. Conteúdos de bastidores também são interessantes, mas com equilíbrio para não focar apenas nisso, mas pode, sim, ser atrativo mostrar como são os preparativos por trás das redes sociais.
Uma das formas mais fáceis de se perder no mundo digital é justamente não ter um objetivo único. Com a meta principal definida, fica muito mais fácil alcançar os resultados almejados.
Mas esse não é o único passo para o sucesso, também é necessário criar estratégias coerentes com a meta e executá-las com constância. Afinal, só é lembrado quem aparece com frequência. De nada adianta um objetivo sólido se este não for colocado em prática ou se fizer postagens esporadicamente. Quem não é visto, não é lembrado!
Fernanda Gontijo é jornalista. Começou na área de social media em 2020 e, atualmente, oferece serviços de gestão de redes sociais de forma autônoma.