metropoles.com

7 passos para uma comunicação profissional e efetiva

O papel do gestor de comunicação não pode ser burocrático, mas facilitador, com a técnica ajudando a alinhar expectativas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edmond Dantès/Pexels
7 passos para uma comunicação profissional e efetiva – Metrópoles
1 de 1 7 passos para uma comunicação profissional e efetiva – Metrópoles - Foto: Edmond Dantès/Pexels

Conheci Iwata, no Japão, em 2017. Fomos até a cidade, na província de Shizuoka, para cobrir uma pauta em uma instituição financeira que buscava parcerias com o Brasil. Nos acolheram com um roteiro, minuto a minuto, daquela agenda.

Cada jornalista sabia previamente quando falaria, o momento certo de questionar, com auxílio de intérprete, e o horário reservado para registros fotográficos. Todos tiveram a oportunidade de interação e conseguiram os dados necessários para as matérias, com serenidade.

Descobri com membros da embaixada que aquela era uma demonstração de respeito aos convidados. Nós, correspondentes, nos sentimos confortáveis, com previsibilidade e transparência. Kaizen — aprendemos ali — é uma filosofia japonesa de melhoria contínua no ambiente corporativo.

Estimula aprimoramentos no dia a dia, que refletem em resultados e impactam positivamente na percepção das marcas. Passados mais de sete anos, ainda lembro daquela cobertura, porque entendi a importância de adotar protocolos e processos em comunicação.

Hoje, ao auxiliar empresas que querem se posicionar com assertividade perante os stakeholders, busco ser o menos burocrática possível.

Não é mera simplicidade, mas técnica. Somos facilitadores.

Uso o cronograma dos colegas de Iwata como exemplo, porque acredito no poder desse alinhamento de expectativas entre organizações, veículos de comunicação e times que respaldam os gestores – seja no relacionamento com jornalistas, no marketing ou em aproximações institucionais.

Com base nessa e em outras experiências, separei sete dicas que podem ser adotadas por quem quer melhorar a conexão com a imprensa, mitigar riscos de imagem e potencializar informações estratégicas para o negócio:

Adote protocolos, fluxos e rotinas

O porta-voz é quem fala em nome da empresa, e seu posicionamento deve estar alinhado com a diretoria. Muitas vezes, na ânsia de responder com celeridade, acaba-se gerando uma crise.

Cabe reforçar que a assessoria de imprensa é quem faz a intermediação do contato com os jornalistas e, por isso, é importante evitar conversas informais no WhatsApp. Não fale o que você não quer ver publicado.

Cuide da sua imagem

Lembre-se de que, para além de uma informação relevante, a imagem do emissor precisa ser cuidada.

Invista em um dress code adequado e adote cenários coerentes para conceder entrevistas. Se for por videoconferência, cuide do seu enquadramento, teste o áudio, a iluminação e o sinal de internet com antecedência.

Entenda os critérios de noticiabilidade

Antes de sugerir uma pauta, verifique se o assunto atende alguns critérios de noticiabilidade. O tema é uma novidade? Tem relevância? Impacta na sociedade ou é algo que vai gerar curiosidade? As respostas são guias nessa avaliação.

Conheça os formatos

Uma boa comunicação depende do entendimento dos formatos de mídia. Nem sempre o assunto que se pretende divulgar rende uma matéria de TV.

A opinião, por exemplo, pode ser melhor aproveitada em um artigo. Uma informação curta e relevante pode render em uma coluna. Já informações de utilidade pública devem repercutir em portais e redes sociais.

Conhecer as possibilidades ajuda a encurtar caminhos.

Evite o que não funciona

Ao conceder uma entrevista, é importante ter em mente o que não pode ser dito sob hipótese alguma.

Selecione os dos e dont’s, para não errar. E em pautas delicadas, evite emitir opiniões ou comentários pessoais. Acidentes, crises e processos judiciais são exemplos de temas sensíveis.

Seja objetivo

Em comunicação, menos é mais. Seja direto, claro e evite termos técnicos.

Mantenha uma relação profissional e respeitosa com jornalistas

Nunca ligue diretamente para sugerir pautas ou reclamar de matérias, muito menos seja grosseiro ou demonstre irritação.

A assessoria de imprensa é o ponto de contato oficial para esse tipo de abordagem. Respeito e cordialidade nutrem relações de confiança.

Gabriela Alcantara Braz é gerente de comunicação corporativa da Critério.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?